Crônicas Nikkeis: Compartilhar nosso amor pelo esporte

Compartilhe

A pandemia afetou seriamente nossas atividades cotidianas, até nos afastando das coisas que mais gostamos.

Essa constatação nos remete às atividades esportivas. “Estamos sentindo falta de nosso esporte favorito, e achamos que esta poderia ser uma chance para compartilhar esse amor e ajudar a nos unir e nos conectar neste momento difícil”.

Este o chamada para a 9ª edição do “Crônicas Nikkeis” que escolheu como tema “Mais do que um jogo: Esporte Nikkei”.

O convite é para que escrevam suas crônicas em português, inglês, japonês ou espanhol e enviem ao site Discover Nikkei (Descubra Nikkei).

O prazo para a entrega dos trabalhos vai até 31 de outubro de 2020. O Comitê Editorial escolherá os melhores que serão ser publicados no site e, conforme avaliação, serão traduzidos para outras línguas. A participação é franca e aberta a todos os interessados

Série “Crônicas Nikkeis”

A série anual do “Crônicas Nikkeis” foi iniciada em 2012, e trata-se de um projeto com a finalidade de aprofundar nossa compreensão sobre as complexas histórias e insights de indivíduos multiculturais, multirraciais e multinacionais de descendência japonesa em todo o mundo.

A série foi iniciada com o tema “Itadakimasu! Um gostinho de cultura nikkei”, seguindo-se outros,  sempre relacionados à identidade nikkei: Nikkei +  Histórias sobre Idiomas, Tradições, Gerações & Raças Miscigenadas (2013); Nomes Nikkeis: Taro, John, Juan, João? (2014); Família Nikkei: Memórias, Tradições e Valores (2015); Nikkei-go: O Idioma da Família, Comunidade e Cultura (2016); Itadakimasu 2! Um Novo Gostinho da Cultura Nikkei (2017); Raízes Nikkeis: Mergulhando no Nosso Patrimônio Cultural (2018) e  Heróis Nikkeis: Pioneiros, Modelos e Inspirações (2019).

“O que faz o esporte nikkei ser mais do que apenas um jogo para você?”. Esta é a questão básica para orientar os trabalhos buscando estabelecer uma rede de compartilhamento de impressões e memórias. “Pode ser que você queira escrever sobre o seu herói esportivo nikkei ou sobre o impacto dos atletas japoneses na sua identidade nikkei. Seus pais se conheceram por meio de uma liga nikkei de basquete ou boliche? Você se sente intrigado com algum capítulo importante na história do esporte nikkei, como os times de beisebol isseis e nisseis anteriores à Segunda Guerra Mundial?”, sugere o site Discover Nikkei

Para participar, consulte as diretrizes e dicas para o envio:  http://5dn.org/esporte  

Além disso, não deixe de acessar o link: http://www.discovernikkei.org/pt/journal/chronicles/  que reúne ensaios, narrativas, trabalhos acadêmicos, críticas de livros e outros gêneros literários relacionados ao tema de cada ano do “Crônicas Nikkeis” e publicados em formato de série no Jornal do Descubra Nikkei. Entre eles, estão vários trabalhos de autores brasileiros e artigos sobre diferentes aspectos da imigração japonesa no Brasil.

Confira o calendário de eventos completo