“Cuidando do Cuidador” em tempos de pandemia

Compartilhe

Em tempos de pandemia e ameaça de contágio do covid-19, os cuidados aos idosos proporcionados pelos profissionais (em sua maioria, também são pessoas do grupo de risco!), certamente é um capítulo muito especial na vida recente de muitas famílias.

Este foi o principal tema abordado pelas especialistas que participaram do IV Encontro Anual dos Cuidadores de Idosos, na tarde do último dia 28 de agosto, com transmissão pelo BunkyoDigital.

O evento foi organizado pela equipe do Projeto “Cuidando do Cuidador” e pelos voluntários do Programa Básico de Orientação aos Cuidadores de Idosos do Bunkyo com o tema “A Pandemia e a Atuação dos Cuidadores de Idosos”.

Com a mediação de Maria Ângela Watanabe Shimizu, o programa – que pela primeira vez teve versão online – iniciou com a saudação do presidente da Comissão de Assistência Social do Bunkyo, Reimei Yoshioka, seguido pela coordenadora técnica do Programa de Orientação aos Cuidadores de Idosos, Seiko Amino.

A coordenadora Seiko destacou a importância do pioneirismo da assistente social Tomiko Born, “com muito respeito e carinho”, para instituir o ensino do cuidador de idosos a nível nacional.

Na sequência, vieram as palestras dos convidados: Jorge Roberto da Silva, cuidador profissional e presidente da Associação de Cuidadores de Minas Gerais, que discorreu sobre “a auto-responsabilidade” nesses tempos de pandemia como “reflexões importantes para a atuação da profissão”.

Depois veio a exposição de Sonia Mara da Silva, cuidadora profissional e presidente do Instituto Sonia da Silva, de Balneário Camboriú (SC), ressaltando a importância do “envelhecimento saudável humanizado”.

A terceira palestrante, Maria Fátima Oliveira, cuidadora profissional e voluntária do Bunkyo, enfocou sobre os diferentes aspectos cotidianos que exigem novas medidas neste tempo de pandemia.

Ao final da parte das palestras, realizou-se uma demonstração de dança sênior com a professora Célia Guimarães Nascimento. O encerramento coube a Akiko Kanazawa representando todas as voluntárias e organizadoras do evento.

O IV Encontro Anual dos Cuidadores de Idosos, realizado em parceria com o Hospital Santa Cruz e patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, pode ser acompanhado no link www.youtube.com/bunkyodigital

Vale a pena reaver as palestras e as reflexões dos especialistas!

Confira o calendário de eventos completo