Bunkyo e CIATE promovem lives sobre os 30 anos da Comunidade Brasileira no Japão

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, por meio de sua Comissão do Projeto Network e o Centro de Apoio e Trabalhador no Exterior – CIATE realizarão nos dias 6, 7, 8, 21 e 22 de novembro, uma sequência de lives com o tema “30 anos da Comunidade Brasileira no Japão”, destacando diferentes assuntos, tais como trabalho e educação no Japão. 

A comunidade brasileira no Japão tem como marco inicial a alteração na legislação nipônica, em 1990, que passou a autorizar a concessão de visto de trabalho para descendentes de japoneses.

Ao longo destes 30 anos, os brasileiros enfrentaram inúmeras dificuldades devido às diferenças culturais e circunstâncias que motivaram a ida ao Japão. Parte dos brasileiros alcançou interessante sucesso nos postos de trabalho ocupados; outros retornaram ao Brasil despreparados para enfrentar as rápidas mudanças aqui ocorridas; além daqueles que optaram por continuar no Japão, mesmo sem muitas perspectivas frente às novas exigências do mercado de trabalho japonês.

Neste cenário, Bunkyo e CIATE unem forças para realizar uma série de lives para tratar de diversos assuntos que guardam íntima relação com as preocupações dos brasileiros que corajosamente encararam a difícil adaptação na terra de seus antepassados.

“O evento carrega o intuito de examinar pontos pouco conhecidos, trazer discussões de relevância prática e, principalmente, apoiar os brasileiros que enfrentam dificuldades decorrentes dessa mudança de vida, sejam os que ainda estão no Japão, sejam os que retornaram ao Brasil.”, relata Rodolfo Wada, presidente da comissão do Projeto Network.

A abertura do evento será realizada no dia 6 de novembro, a partir das 20h30 (horário de Brasília), contará com o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; com o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Sabóia, e com palestras da Embaixadora Luiza Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular do Ministério de Relações Exteriores; do presidente do CIATE, Prof. Dr. Masato Ninomiya e do Professor Clóvis de Barros. Todas as palestras serão traduzidas simultaneamente para o idioma japonês.

Já no dia 7 de novembro, a partir das 9h00 (horário de Brasília), o evento terá a participação de convidados indicados pelo CIATE, como o Dr. Renan Teruya, jovem brasileiro aprovado no exame para advogar no Japão, e Rogério Shimura, empreendedor do ramo de padaria no Japão. O evento também contará com tradução para a língua japonesa.

As atividades se estendem no período da noite do dia 07 de novembro e manhã do dia 08 e continuam nos dias 21 e 22 de novembro com a participação de especialistas sobre temas relacionados ao trabalho e educação.

Ainda está sendo organizada a primeira edição do “Concurso Bunkyo de Crônicas – Decasségui 30 Anos”, aberto a todos os interessados.

A programação completa das lives “30 anos da Comunidade Brasileira no Japão” está disponível no site e redes sociais do BUNKYO e do CIATE. As lives serão transmitidas pelo Youtube nos canais Bunkyo Digital e CIATE.

SERVIÇO

30 anos da Comunidade Brasileira no Japão
6, 7, 8, 21 e 22 de novembro
Transmissão: www.youtube.com/bunkyodigital e https://www.youtube.com/channel/UCRLdCIOWNZf35CDb7J6XUFQ/
Informações: www.bunkyo.org.br e www.ciate.org.br 

Confira o calendário de eventos completo