Bunkyo Rural Live “São Gotardo, Cerrado Desbravado, Alimenta o Mundo”

Compartilhe

O Bunkyo, por meio da Comissão Bunkyo Rural, em conjunto com o Conselho da Região de São Gotardo, MG, realiza no próximo dia 30 de outubro, das 19h às 21h, a transmissão da live “São Gotardo, Cerrado Desbravado, Alimenta o Mundo” com a participação de seis dirigentes responsáveis pela coordenação de diferentes setores de atividades locais.

O evento objetiva enfocar os desafios para o desenvolvimento da agricultura brasileira face à crescente demanda internacional por alimentos de qualidade e mais saudável ao consumidor. Além disso, ressaltar os investimentos em mão de obra, infraestrutura, tecnologia e promoção dirigida às exportações.

Destina-se aos empresários do setor agrícola, da área ensino, supermercadistas, atacadistas, agricultores, exportadores, pesquisadores, consumidores e estudiosos do assunto.

Na abertura do evento está programada a palestra magna do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, cuja gestão criou-se, em 1974, o PRODECER – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, em conjunto com o governo japonês. Durante seu mandado criou-se ainda a Empresa Brasileira de Pesquisa Agricultura, Agropecuária (Embrapa) com o grande desafio de viabilizar a produção agrícola no Cerrado Brasileiro. 

O ex-ministro Paolinelli é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, e especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola.

Em seguida, estão programadas as seguintes palestras:

– Tema: A implantação do PADAP – Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba com Seiji Eduardo Sekita, prefeito municipal de São Gotardo, produtor rural, membro associado da Coopacer (Cooperativa de Agronegócios do Cerrado Brasileiro) e membro do Conselho da Região de São Gotardo.

– Tema: Fundação e Estruturação do Conselho da “Região de São Gotardo” com Jorge Kiryu, engenheiro agrônomo pela ESALQ – USP 1975, agricultor no município de Rio Paranaíba/MG com cultivo de alho, abacate e café; foi presidente da Coopadap (Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba) e presidente da ANAPA – Associação Nacional dos Produtores de Alho, atual presidente do Conselho da Região de São Gotardo.

– Tema: Plataforma da Região São Gotardo com Jussara Oliveira, enfermeira, pós graduada em Urgência e Emergência; foi gestora dos Serviços Públicos de Saúde por mais de 4 anos e atualmente atua como Gerente Executiva da Região de São Gotardo.

– Tema: Tecnologia a Serviço da Agricultura com Hugo Massakazu Shimada, bacharel em Direito, pós-graduação em Gestão em Agronegócios, diretor do Instituto Brasileiro de Hortaliças, membro do Conselho da Região de São Gotardo e Produtor Rural.

– Tema: Cooperativismo, agregação de valor e comercialização com Carlos Alexandre Kiryu, engenheiro agrônomo, produtor rural e membro do Conselho de administração Coopadap.

– Tema: Agricultura Empresarial, Sucessão e gestão profissionalizada com Walter Seiti Minami, formado em Agronomia e Gestão de Agronegócios, foi estagiário no IAC – (Ribeirão Preto Intercâmbio com agricultura na Holanda). Desde 2011 trabalha no negócio familiar (Minami Agrícola – produção agrícola); é conselheiro fiscal da Coopadap e diretor do Conselho da Região de São Gotardo.

Confira o calendário de eventos completo