Falecimento de Muneki Tikasawa

Compartilhe

Muneki Tikasawa, ao fundo, campo do Aruja Golf Club

O golfe brasileiro está de luto. Faleceu na madrugada deste dia 4 de novembro, aos 85 anos de idade, após longa convalescença,  Muneki Tikasawa, presidente da Associação Nikkey de Golfe do Brasil.

Considerado um dos mais incansáveis dirigentes do golfe brasileiro, Tikasawa presidiu o Arujá Golf Club de 1996 a 2009 (14 anos) e desde 2011 dirigia a Associação Nikkey  de Golfe Clube do Brasil, após a morte de seu predecessor, Yoshito Nomura.

“Foi um guerreiro, lutou bravamente pela vida”, afirmou Roberto Nishio, companheiro de golfe de Tikasawa, ao revelar que “seu sonho era realizar o 50° Campeonato Nikkei de Golfe do Brasil, originariamente prevista para os próximos dias 7 e 8, mas que acabou sendo adiado para 2021 devido à pandemia”.

Ricardo Fonseca no portal golfe.esp.br, em matéria data deste dia 4 de novembro,  escreve que a Associação congrega mais de 3 mil golfistas, japoneses ou descendentes, “sendo responsável por quase um terço dos jogadores com handicap no país”. De acordo com ele, “os nikkeys contribuíram com a fundação de dezenas de clubes de golfe pelo Brasil, sobretudo em São Paulo, Paraná e região Norte”. 

Ainda ressalta: “muito do que o golfe brasileiro é hoje se deve aos japoneses e seus descendentes e ao trabalho de dirigentes como Tikasawa”.

Muneki Tikasawa, no Bunkyo, foi membro do Conselho Deliberativo em várias gestões e do Conselho Superior de Apoio e Orientação, de 2015 a 2019. Foi também presidente da Associação Inoshishi (associação dos nascidos no ano do Javali), por mais de duas décadas.

Confira o calendário de eventos completo