Acompanhe o 2º Tooro Nagashi de Promissão

Compartilhe

“Muitas pessoas prestaram homenagem aos seus antepassados mesmo estando distantes de Promissão, outros não puderam comparece em nosso evento”, afirma Fábio Maeda, presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Promissão, ao anunciar o vídeo sobre a realização do II Tooro Nagashi de Promissão, no ultimo dia 2 de novembro. “Agora, queremos que, na segurança de seus lares, todos possam assistir à homenagem”, acrescenta.

O vídeo, com quase uma hora, apresenta as orações/mensagens da sacerdotisa Tijô Okayama do Templo Hompa Hongawanji e do Pe. André Lemos da Igreja Matriz de Lins ressaltando a homenagem aos antepassados e imigrantes pioneiros.

Além de captar as imagens do movimento das 750 lanternas acesas soltas na represa do Parque das Águas, o vídeo também destaca a apresentação artística durante o evento com Yasmin Yamashita, Rukyu Matsuri Daiko (com apresentação das 9 filiais), Kaori Yokota, Ikkon Wadaiko e grupo Yuugen com Takeshi Nishimura, Isa Toyota e Paula Hirayama (apresentação durante Bon Odori em Goiânia).

Idealização da homenagem

O presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Promissão, Fábio Maeda conta que a ideia da organização do I Tooro Nagashi de Promissão nasceu em 2018, após a visita da Princesa Mako durante as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa e 100 Anos da Colonização Japonesa em Promissão.

“Queríamos promover um evento que pudesse eternizar a lembrança da vinda de um membro da Família Imperial Japonesa à Promissão e à região Noroeste do Estado de São Paulo”, afirma Maeda, “mas esse evento precisaria reunir as suas principais mensagens e emocionar”.

Prossegue: “então, em 2019, realizamos o I Tooro Nagashi de Promissão como forma de eternizar essa visita à nossa região. Com esse evento, comemoramos o início da Era Reiwa, homenageamos os imigrantes pioneiros, os antepassados. Além disso, fortalecemos a comunidade nipo-brasileira e estreitamos os laços de amizade entre o Brasil e o Japão, bem como transmitir as mensagens deixadas pela Sua Alteza Imperial Princesa Mako para as futuras gerações”.Para assistir ao vídeo do II Tooro Nagashi de Promissão, acesse o link: https://youtu.be/8j4-q4qJxnY

Confira o calendário de eventos completo