Uma geração orgulhosa em praticar a atividade agrícola

Compartilhe

Enganou-se quem achou que o titulo “Cerrado Desbravado, Alimenta o Mundo” parecia pretencioso. Muito pelo contrário – com cerca de 1.500 visualizações (até 10 de novembro), a live que enfocou as atividades desenvolvidas na Região de São Gotardo e demonstrou que alimentar o Brasil, o mundo, é uma realidade possível.

A live “São Gotardo, Cerrado Desbravado, Alimenta o Mundo”, realizada no último dia 30 de outubro, reuniu seis dirigentes responsáveis pela coordenação de diferentes setores das atividades do Conselho da Região de São Gotardo, MG.

Na abertura do evento, destaque para um convidado especial: o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, cuja gestão foi marcada pela criação, em 1974, do PRODECER – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, em conjunto com o governo japonês. Durante sua gestão criou-se ainda a Empresa Brasileira de Pesquisa Agricultura, Agropecuária (Embrapa) com o grande desafio de viabilizar a produção agrícola no Cerrado Brasileiro.

Em sua brilhante palestra, destacou sobre a “transformação de uma área considerada estéril para uma região de grande valor”, acrescentando que este é “um projeto simbólico de cooperação Brasil-Japão”.

Na sequência, foi a vez de Seiji Eduardo Sekita, membro do Conselho da Região de São Gotardo e da Coopacer (Cooperativa de Agronegócios do Cerrado Brasileiro), atual prefeito municipal de São Gotardo, tratou sobre A implantação do PADAP – Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba. Destacou o papel preponderante da CAC – Cooperativa Agrícola de Cotia para apoiar os assentados e a união dos produtores naqueles tempos de “falta de recursos e baixa produtividade do solo”. 

Foi um longo e difícil caminho iniciado pela geração pioneira até se chegar às gerações atuais que encaram a “agroindustrialização” como o próximo passou e que se sentem orgulhosas em praticar a atividade agrícola.

Jorge Kiryu, engenheiro agrônomo, agricultor e atual presidente do Conselho da Região de São Gotardo, com o tema Fundação e Estruturação do Conselho da “Região de São Gotardo” enfocou sobre os preceitos e necessidades que orientaram a criação de uma marca identificada com a vocação produtiva da região.

Já a gerente executiva da Região de São Gotardo, Jussara Oliveira tratou sobre a Plataforma da Região São Gotardo indicando as técnicas de informática adotadas para gerenciar a produção e comercialização dos produtos locais.

Hugo Massakazu Shimada, produtor rural e pós-graduado em Gestão de Negócios e membro do Conselho da Região de São Gotardo, falou sobre Tecnologia a Serviço da Agricultura abordando os programas tecnológicos adotados (citou nominalmente cada um deles) e outras providências viabilizando a aplicabilidade deles.

Na sequência, Walter Seiti Minami, conselheiro fiscal da Coopadap e diretor do Conselho da Região de São Gotardo, tratou sobre Agricultura Empresarial, Sucessão e gestão profissionalizada destacando, entre outros itens, a questão complexa envolvendo a sucessão familiar.

O fechamento da série de palestras ficou a cargo de Carlos Alexandre Kiryu, engenheiro agrônomo, produtor rural e membro do Conselho de administração Coopadap. Com o tema Cooperativismo, agregação de valor e comercialização, destacou a importância das cooperativas “como extensão da minha fazenda” e uma estrutura capaz de “viabilizar negócios e iniciativas que são seriam possível sozinho”.

A live “Cerrado Desbravado, Alimenta o Mundo” foi uma realização – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – Comissão Bunkyo Rural. 

Contou com o Patrocínio da COOPADAP – Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba, COOPACER – Cooperativa de Agronegócios do Cerrado Brasileiro e  Conselho da Região de São Gotardo.

E apoio da Embaixada do Japão no Brasil, SEBRAE-MG, Prefeitura Municipal de São Gotardo, ABCESG – Associação Beneficente Cultural e Esportiva de São Gotardo, Fundação Kunito Miyasaka, Jacto, NEB – Nikkey Empreendedores do Brasil, Jornal Nippak e Nikkey Shimbum.

Assista a integra da livre no link https://www.bunkyo.org.br/br/2020/10/21/bunkyo-rural-live-sao-gotardo-cerrado-desbravado-alimenta-o-mundo/

Confira o calendário de eventos completo