Conhecendo os museus de imigração japonesa do mundo

Compartilhe

Participar de um evento inédito reunindo os museus de imigração japonesa ao redor do mundo. Este convite foi acolhido por 600 pessoas que fizeram suas inscrições antecipadas no 1º Simpósio Internacional de Museus de Imigração Japonesa, transmitido na noite do último dia 12 de novembro.

O evento, em formato online, foi realizado pelo Bunkyo – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, tendo como correalizadores o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP, JICA e Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai.

Com a moderação do vice-presidente do Bunkyo Gioji Okuhara, o Simpósio teve a participação de destacadas autoridades do intercâmbio Brasil-Japão: o embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes, presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai Katsuyuki Tanaka, diretor da JICA Hiroshi Saito e cônsul-geral adjunto de São Paulo, Akira Kusunoki.

Dr. Toshio Yanagida, professor emérito da Universidade de Keio foi responsável pela palestra magna, seguindo-se depois vários blocos com a apresentação de museus e comentários de especialistas convidados.

Ao todo foram apresentados 10 museus de imigração japonesa: do Canadá, foram dois, de Vancouver e Toronto; dos Estados Unidos, também foram dois (Los Angeles e Hawai). Na sequência, o México apresentou o projeto de um museu de imigração japonesa que está em vias de execução, seguindo-se o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (São Paulo) e do Peru (Lima). No último bloco, os dois museus de imigração da Bolívia localizados em San Juan e Santa Cruz, encerrando-se com o Museu de Migração Japonesa ao Exterior (Yokohama/Japão).

A transmissão durou cerca de 4 horas. No entanto, para o público, a sensação de que seria necessário mais tempo para conhecer as características de cada museu e as reflexões dos painelistas e comentaristas.

Galeria

Assista à integra do I Simpósio Internacional de Museus de Imigração Japonês:

Parte 1

Parte 2


Confira o calendário de eventos completo