Orações em Memória de Keigo Tanaka

Compartilhe

Realiza-se no próximo dia 28 de novembro, a partir das 10h, a cerimônia budista de 49ª dia e o ofício de incineração das cinzas de Keigo Tanaka, falecido aos 89 anos de idade, no último dia 10 de outubro.

Keigo Tanaka era viúvo (a esposa Mitiko faleceu cerca de dois anos), deixa os filhos Mii Saki e Motoi,  5 netos, 2 bisnetos e 2 netos “caninos”. A causa mortis está registrada como insuficiência renal e disfagia.

Tanaka-san, como era conhecido, nasceu no distrito de Shinjuku, em Tóquio, em 1931. Em 1964, aos 33 anos, depois de terminar o curso noturno da Escola de Especialização em Fotografia de Tóquio, emigrou ao Brasil no navio holandês Boissevain. Dois anos depois passou a trabalhar no Jornal Paulista da comunidade nipo-brasileira como fotógrafo. 

Trabalho no Jornal Paulista até dezembro de 1980 e, em março do ano seguinte, foi contratado pelo São Paulo Shimbum. Inicialmente como repórter da editoria relacionada à comunidade nipo-brasileira e, depois, como editor-chefe. Aposentou-se em 2009, depois das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

“Foi para casa descansar, mas sempre era convocado para auxiliar os novatos ou esclarecer algumas dúvidas de nosso cotidiano”, afirma o jornalista Kazuki Oba, companheiro de São Paulo Shimbum. Ele confirma a manifestação de outros jornalistas que, ao lado dele (embora trabalhando em jornais concorrentes), participaram da cobertura de eventos de grande repercussão como aniversários da imigração japonesa e visitas de membros da Família Imperial.

“Na correria da cobertura jornalística e busca das informações interessantes, ele sempre chegava ao meu lado e, discretamente, me passava alguma dica preciosa. Essa generosidade do editor de um jornal concorrente, ele do São Paulo Shimbum e eu do Diario Nippak, me fazia sentir mais responsável para produzir uma matéria de qualidade”, relembra a jornalista Célia Oi. “Não sei se ele me ajudava porque era a única mulher no grupo de jornalistas nikkeis, mas naquele momento pouco importava”, afirma, complementando, “também, quando conseguia uma informação interessante, fazia questão de compartilhar com ele”.

A cerimônia em memória de Keigo Tanaka será realizada no próximo sábado, dia 28 de novembro, a partir das 10h, no Templo Budista Nippakuji, localizado na Av. Paula Ferreira, 1133, Piqueri, São Paulo, tel. (11) 3976-5771. Estacionamento gratuito no local.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Facebook do Templo Budista Jodoshu Betsuin Nippakuji – www.facebook.com/nippakujisp/

Para evitar a aglomeração, a homenagem com o oferecimento de incensos (お焼香)  terá o tempo estendido das 10h30 às 12hs.

Confira o calendário de eventos completo