Abertura das lives 30 anos da comunidade brasileira no Japão: as palavras das autoridades

Compartilhe

A presença de destacadas autoridades relacionadas ao intercâmbio Brasil-Japão e ao movimento decasségui marcou a abertura da série de lives sobre os 30 anos da comunidade brasileira no Japão, na noite do ultimo dia 6 de novembro.

Cada uma dessas personalidades, além de exaltar os esforços conjuntos do Bunkyo e do CIATE (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior), enfocou diferentes aspectos da presença dos trabalhadores brasileiros e sua família no Japão.

Na primeira parte, após as saudações dos anfitriões, Renato Ishikawa (presidente do Bunkyo) e Masato Ninomiya (presidente do CIATE), a participação do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yosuke Kuwana; embaixador do Japão Akira Yamada e o embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia.

Completou ainda esse primeiro bloco, as mensagens dos vice-presidentes do Bunkyo Marcelo Hideshima (que historiou a organização do Projeto Network e o objetivo dos apoiadores) e Roberto Nishio (também presidente da Fundação Kunito Miyasaka, um dos patrocinadores do evento).

“O sonho de um brasileiro”

Esta primeira live – que teve Patrícia Takehana e André Korosue como apresentadores – incluiu também três esclarecedoras palestras sobre o tema. Iniciou com a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva que falou sobre “Frutos da Amizade Brasil-Japão”, seguida pelo presidente do CIATE, Prof. Dr. Masato Ninomiya que discorreu sobre o “O valor da comunidade brasileira no Japão”.

O bloco de palestra foi encerrado com a participação do Prof. Dr. Clóvis de Barros que tratou sobre a “Perseverança dos decasséguis no Japão”.

Esse bloco ainda reuniu as mensagens do diretor geral da JICA, Hiroshi Saito; do escritor, autor e “pai da Turma da Mônica”, Maurício de Souza e do deputado federal paranaense Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil Japão.

Presença também de um dos ilustres decasséguis: o cantor Joe Hirata que foi ao Japão, em 1988, com a finalidade de impulsionar sua carreira (em 1994 foi o primeiro estrangeiro a vencer o NHK Nodojiman Taikai). Na live, ele interpretou a música “O sonho de um brasileiro”, inspirada em sua experiência decasségui.

Nesta primeira live ainda foi feito o lançamento do Concurso Bunkyo-Ciate: “Decassegui 30 Anos: Nossas Vivências”, em formato de enikki (diário ilustrado). Mais informações no link …………………..Assista a íntegra da primeira live “30 anos da comunidade brasileira no Japão” no link https://www.youtube.com/watch?v=Oj_BE8v5p5U

Confira o calendário de eventos completo