Bunkyo 65 anos, uma comemoração em dois atos

Compartilhe

Duas transmissões online, nos dias 12 e 17 de dezembro último, marcaram as comemorações do 65º aniversário de fundação do Bunkyo, evento coordenado pelo vice-presidente Jorge Yamashita.

A primeira, “Homenagem aos 65 anos” aconteceu na tarde do sábado, dia 12 de dezembro, apresentando a cerimônia de homenagem aos fundadores, ex-presidentes do Bunkyo, ex-presidentes do Conselho Deliberativo e aos patrocinadores/mantenedores.

Apresentado por Carlos Kendi Fukuhara, a cerimônia contou com as prestigiosas saudações do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Sabóia e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.

Além do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, o evento também foi acompanhado por André Korosue (presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo), e pelos presidentes do Enkyo (Akeo Yogui), do Kenren (Toshio Ichikawa) e da Aliança Cultural Brasil-Japão (Eduardo Yoshida). Presentes também o diretor geral da JICA Hiroshi Saito; diretor geral da Jetro Hiroshi Hara; diretor geral Masaru Suzaki da Fundação Japão e o presidente da Japan House Eric Klug.

Na transmissão, as imagens das homenagens: o presidente Ishikawa entregou pessoalmente o diploma aos dois fundadores Masayuki Mizuno e Masahumi Segawa. E quanto aos demais foram apresentadas as fotos com os diplomas acompanhadas de breve currículo: os ex-presidentes do Bunkyo: Atushi Yamauchi, Kokei Uehara, Kihatiro Kita e Harumi Arashiro Goya; os ex-presidentes do Conselho Deliberativo: Kazuo Watanabe, Kenitiro Suguio, Kiyoshi Harada e Tuyoci Ohara e a Fundação Kunito Miyasaka em nome de todos os patrocinadores e mantenedores.

O ex-presidente Kihatiro Kita foi encarregado da saudação de agradecimento.

No encerramento, as palavras do presidente do Conselho Deliberativo André Korosue e a música “Kampai” interpretada por Joe Hirata.

O segundo ato da comemoração: “Bunkyo 65 anos, Feliz Aniversário”

No dia 17 de dezembro, data do registro em cartório da fundação do Bunkyo, realizou-se o segundo ato das comemorações dos 65 anos da entidade.

A apresentação foi coordenada pelo vice-presidente Gioji Okuhara com a participação de Márcia Nakano, Sandra Hayashida e Rodolfo Wada.

A programação foi variada organizada basicamente em três blocos tendo como conteúdo: a parte histórica, as atividades presentes e os caminhos futuros.

O bate-papo entre os apresentadores encaminhando os temas propostos, foi entremeado de vídeos, depoimentos de alguns presidentes de comissões e dos diretores regionais, resumo da cerimônia de homenagens do dia 12 de dezembro, apresentação da árvore da felicidade reunindo os oito valores nipo-brasileiros, e animado sorteio de prêmios oferecidos pelo Restaurante Aizome, Fazenda Aliança e Konbini.

Destaque ainda para a participação especial da professora emérita da Universidade Hitotsubashi de Tóquio, Yoko Ishikura enfocando sobre a Sociedade 5.0 em tempos de pandemia. Além disso, tivemos também as mensagens de Ann Burroughs, CEO e presidente do Museu Nacional Japonês-Americano (JANM) de Los Angeles (EUA) e Roberto Kosaka presidente da Associación Peruana Japones (Lima/Peru).

O incrível presente reservado para o final do evento foi a palestra sobre “Felicidade” ministrada por Vinicius Kitahara, 33 anos, especialista em Felicidade e Bem-Estar corporativo.

De jeito humilde e descomplicado, Vinicius conquistou o público desde as suas primeiras palavras. Sem pieguices, mas com simplicidade, explanou por que “o recurso mais importante da vida não é o dinheiro, é o tempo” e se “o objetivo de todos é a felicidade, porque muitos deixam para ser feliz lá na frente, por exemplo, depois da aposentadoria?”. E completa, “a pandemia nos ensinou que não podemos deixar nada para depois”.

O segundo ato de comemoração dos 65 anos encerrou com a música “Kampai” interpretada por cantores amadores e profissionais, descendentes ou não de japoneses de várias cidades do Brasil e do Japão.

Assista as duas transmissões:

“Homenagem aos 65 anos”

Bunkyo 65 anos, Feliz Aniversário”

Confira o calendário de eventos completo