2020.16.12: visita de Hiroshi Sato, representante Chefe do Escritório da JICA Brasil

Compartilhe


Foi recebido pelo presidente Renato Ishikawa (à esq), e comunicou que estava encerrando sua missão no Brasil e retornando ao Japão.

A JICA (Japan International Agency), agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), informa em seu site (https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/others/jica_news.html), que, no Brasil, atua oferecendo apoio às comunidades nikkeis, Projetos Comunitários e Parcerias Público-Privadas.

Afirma que a cooperação econômica do Japão com o Brasil teve início em 1959 e destaca a participação em diversos “Projetos Nacionais”, representados pelo Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (PRODECER) e implantação da Siderúrgica de Usiminas. Também executa cooperações técnicas nas áreas de conservação do meio ambiente, saúde, treinamento profissional, policiamentos comunitários, e projetos de melhoria de infraestrutura como o rebaixamento da calha do Rio Tietê.

Na comunidade nipo-brasileira, além do apoio à fixação e estabilidade dos imigrantes japoneses pós-guerra, tem sido responsável pela presença de cerca de 100 voluntários que atuam em várias regiões do país atendendo às necessidades dessas comunidades. Também coopera com treinamento no Japão para a formação de recursos humanos.

Confira o calendário de eventos completo