Falecimento do Prof. Dr. Shozo Motoyama

Compartilhe

Faleceu, no último dia 26 de janeiro, o Prof. Dr. Shozo Motoyama, aos 81 anos de idade (completados no último dia 5 de janeiro), em decorrência de um mal súbito. Deixa viúva Julia Mizuno Motoyama, dois filhos (Shoiti e Shinji) e três netos. O sepultamento estava previsto no dia seguinte para o Cemitério Gethesâmani – Anhanguera. 

Físico por formação (graduado em 1967/USP) e historiador por profissão, fez doutorado em Ciências na USP (1971); pós-doutorado (Pesquisador Convidado) no Science and Engineering Laboratory da Waseda University e no Cosmic Ray Laboratory da University of Tokyo (1975); Livre Docência na Universidade de São Paulo (1976). Foi professor titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1999/2009), diretor do Centro Interunidade de História da Ciência – USP; membro da diretoria do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (Jimonken) desde 1966, ocupou a presidência de 2004 até 2019; diretor do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (1991/1997 e 2008/2009) e membro-titular da cadeira nº 15 da Academia Paulista de História. 

Autor de mais de 32 livros relacionados ao tema da História da Ciência e da Técnica, em 2011, publicou o livro “Sob o Signo do Sol Levante” (sobre a história da imigração japonesa até o advento da Segunda Guerra Mundial). Depois, em 2016, em conjunto com o jornalista Jorge Okubaro, “Do Conflito à Integração – Uma História da Imigração Japonesa no Brasil”, abordando a história da imigração japonesa de 1941 até 2008. 

Essas duas obras fazem do conjunto de publicações da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social sob o título geral de “100 Anos de História da Imigração Japonesa no Brasil”.

Atualmente, atuava como pesquisador sênior na USP e no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil participava do Centro de Pesquisas de Imigração e Cultura Japonesa e era coordenador curatorial da exposição a ser montada no 9º andar do Museu.

Confira o calendário de eventos completo