No Bunkyo, Eleição 2021

Compartilhe

Como acontece a cada dois anos, estamos iniciando o processo de renovação dos dirigentes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.

Acompanhe o calendário eleitoral e participe ativamente do processo eleitoral. Se você é um de nossos associados, saiba como se candidatar e como votar.

Como são as eleições no Bunkyo

As eleições do Bunkyo são realizadas em etapas – na primeira são escolhidos os membros do Conselho Deliberativo, depois da diretoria da entidade. Esse processo é coordenado pela Comissão Eleitoral que é nomeada especialmente pela presidência do Conselho Deliberativo.

Na reunião extraordinária do Conselho Deliberativo realizada no dia 12 de dezembro de 2020, o presidente André Korosue nomeou os 10 membros da Comissão Eleitoral 2021: Nelson Miyahara (presidente) Fernando Matsumoto, Julio Aguemi, Junzo Katayama, Oston Hirano, Patrícia Takehana, Ricardo Augusto Yamazaki, Roberto Takayuki Kato, Sérgio Oda e Tuyoci Ohara.

Esta Comissão irá conduzir o processo eleitoral da entidade, que inicia com a renovação de metade do Conselho Deliberativo, quando os associados escolherão 50 membros efetivos e 25 suplentes que terão mandato de quatro anos (2021 a 2025).

Quem poderá se candidatar

De acordo com o Estatuto Social do Bunkyo, os associados com três anos ou mais de filiação à entidade podem se candidatar aos cargos do Conselho Deliberativo, desde que estejam quites com suas contribuições sociais. Além disso, esses candidatos deverão ser indicados por pelo menos cinco associados ou por uma entidade reconhecidamente idônea que tenha prestado relevantes serviços à comunidade nipo-brasileira.

Além disso, também podem se candidatar os associados que tenham ocupado cargos na Diretoria, Conselho Fiscal ou no próprio Conselho Deliberativo.

Veja aqui o Regulamento Eleitoral

Como posso me candidatar?

Todos os associados estão recebendo por correio o edital de convocação para a 58ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), quando será realizada a eleição para membros do Conselho Deliberativo.

No caso de associados elegíveis, eles também estão recebendo o Formulário de Inscrição e as instruções para sua candidatura.

Esses materiais já foram encaminhados (via correio) no dia 20 de janeiro de 2021 e caso você ainda não tenha recebido seu material, entre em contato com a Secretaria do Bunkyo pelo telefone: (11) 3208-1755 ou secretaria@bunkyo.org.br.

O Formulário de Inscrição (para se candidatar ao Conselho), devidamente preenchido, deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria, ou enviado ao Bunkyo por carta ou e-mail, de modo que chegue, impreterivelmente, até o dia 12 de fevereiro 2021.

Veja aqui as instruções para candidatura

Os candidatos

Assim que se encerrar o prazo de inscrição (12 de fevereiro), a Comissão Eleitoral irá homologar as candidaturas seguindo os critérios do Estatuto Social e do Regulamento Eleitoral. O nome dos candidatos aptos será relacionado em uma cédula eleitoral que será usada para a votação.

Todo associado tem direito ao voto?

Podem votar todos os associados que estiverem em dia com sua contribuição social (relativa aos anos anteriores) até 15 dias antes da data da Assembleia. Informamos que o prazo para regularização de sua situação junto à entidade vai até o dia 12de março junto à Secretaria do Bunkyo. Informações (11) 3208-1755, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

As cédulas para votação com a relação dos candidatos serão enviadas aos associados até o final de fevereiro, juntamente com as instruções sobre como votar.

A Comissão Eleitoral recomenda que as cédulas de votação sejam enviadas pelo correio, ou podem ser entregues antecipadamente na Secretaria do Bunkyo, até o dia 26 de março. Ou no próprio dia da Assembleia, no dia 27 de março, até às 10h , ou seja, quem se atrasou poderá entrega-las antes do início da apuração.

No caso da realização da Assembleia presencial, o associado impossibilitado de comparecer poderá ser representado mediante procuração com poderes específicos.

Veja aqui o Edital e a Procuração

Apuração dos votos: 58ª Assembleia Geral Ordinária

A apuração da votação será realizada na 58ª Assembleia Geral Ordinária, no dia 27 de março de 2021, com início às 8h30, na Sede Social do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, São Paulo – SP).

Ressaltamos que, caso a reunião presencial venha a ser impedida devido ao agravamento da pandemia e por ordem das autoridades competentes, ela poderá ser realizada de forma virtual por meio da plataforma Zoom. Mais informações no Edital de Convocação.

Acompanhe aqui o calendário eleitoral

Confira o calendário de eventos completo