FIB EM EDIÇÃO ESPECIAL: PASSO A PASSO DE UMA CONQUISTA

Compartilhe

 

A primeira edição aconteceu em dezembro de 2007, momento de grande expectativa diante do Centenário da Imigração Japonesa a ser comemorado no ano seguinte. Trata-se do FIB – Fórum de Integração Bunkyo que aconteceu no Salão Nobre do Bunkyo, durante a gestão do presidente Kokei Uehara. Os registros dão conta da presença de representantes de 21 regiões do país.

Assim, esse primeiro passado impulsionou o seguinte, e grupos de jovens e membros de várias associações a consolidar esse Fórum e suas propostas. O apoio veio de importantes instituições – como, por exemplo, do Consulado Geral do Japão e da Fundação Kunito Miyasaka. Também, veio de eminentes autoridades, incluindo do exterior, como o ex-presidente da Sony do Brasil, Masayoshi Morimoto.

Nesses anos, o FIB criou “novos filhotes” com a organização de várias edições em diferentes diretorias regionais. Como também, implementou outras mudanças – desde o ano passado, deixou de ser presencial, e passou para transmissão online devido a pandemia, alcançando 5,5 visualizações.

Enfim, ao chegar à 12 edição, o FIB já deu inúmeros passos e os coordenadores decidiram que era tempo de fazer uma retrospectiva dessa trajetória destacando os principais resultados alcançados.

Essa edição especial realiza-se no dia 27 de março próximo, e os preparativos envolvem a “participação de pessoas importantes para a construção dessa história: presidentes da comissão, presidentes do Bunkyo, representantes do Consulado, organizadores dos FIBs regionais, patrocinadores etc.”, anuncia a coordenadora Patrícia Takehana (Patte). Ressalta que haverá também “um momento para agradecer àqueles que nos ajudaram e ainda nos ajudam!”.

O evento “Passado, Presente e Futuro – 12 Edições de FIB”, realização do Bunkyo, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, será transmitido no próximo dia 27 de março, sábado, a partir das 19h30 (no horário do Japão – dia 28 de março, às 7h30).

Link: www.youtube.com.br/bunkyodigital

Confira o calendário de eventos completo