Falecimento de Jorge Kina, vereador de Santo André

Compartilhe

Faleceu, na noite do último dia 29 de março, o vereador de Santo André, Jorge Kiomassa Kina, vítima de complicações da covid-19.

Internado desde o dia 1º de março, no Hospital das Clínicas (SP), Kina tinha 55 anos de idade e deixa mulher e três filhos.

Jorge Kina (PSDB) exercia o segundo mandato na Câmara Municipal de Santo André. Em 2016 foi eleito como suplente, mas logo assumiu uma cadeira no Legislativo, ainda filiado ao PSB. Migrou para o PSDB em 2020 e foi eleito vereador com 3.523 votos.

Jorge Kiomassa Kina nasceu e sempre viveu em Santo André, onde trabalhou desde os oito anos de idade, quando começou ajudando sua família de feirantes. Aos 13 anos, foi aprendiz em um escritório de arquitetura, o que despertou sua vocação para esta profissão. Trabalhou em bancos como o Banespa e América do Sul, até se formar Arquiteto e Urbanista e ingressar na área da construção civil, onde está desde 1991.

Participante ativo em várias entidades nipo-brasileiras, o vereador Kina sempre esteva presente nas atividades do Bunkyo. Atualmente, era presidente da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André, que reúne as seguintes instituições: Associação Okinawa de Santo André, Sociedade Cultural ABC – BUNKA, Grêmio Recreativo Nipo-Brasileiro de Utinga, Templo Hompa Hongwanji de Santo André, União Baseball Clube – Assahi Nihonjin-kai, Associação de Sumô do Grande ABC e – Igreja Evangélica Holiness de Santo André.

“É com muita tristeza e pesar que recebemos há pouco a notícia do falecimento do amigo e vereador Jorge Kina, por complicações provocadas pela covid-19. Mais uma vida abreviada precocemente e que deixa a todos nós desolados. Kina foi vereador por dois mandatos e deixa legado de retidão e integridade na vida pública. Expresso nossos sinceros sentimentos à sua esposa, filhos e amigos, que se despedem neste momento de dor. Que Deus console o coração de todos”, expressou o prefeito Paulo Serra (PSDB) de Santo André.

Confira o calendário de eventos completo