Sistema Agroflorestal de Tomé Açu, tema do 13º Encontro Bunkyo Rural

Compartilhe

 

Os imigrantes japoneses e seus descendentes como um dos protagonistas do sucesso de um sistema de cultivo consorciado de diferentes plantas, considerado uma das melhores soluções para o desenvolvimento da Amazônia, e envolve tanto produção, sustentabilidade como preservação da mata nativa.

Este o tema da live do 13º Encontro Bunkyo Rural: “Sistema Agroflorestal SAFTA – Alternativa para a Amazônia”, reunindo palestras dos responsáveis pela consolidação desse empreendimento e pesquisadores em sistemas agroflorestais.

“Consideramos este tema, que ressalta a atuação dos imigrantes japoneses e o intercâmbio Brasil-Japão, de importância estratégica para o nosso país”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo. “Assim como o PRODECER – Programa de Desenvolvimento do Cerrado foi decisivo para o desenvolvimento à produção agrícola da região do cerrado levando o Brasil à condição de celeiro do mundo”, continua Ishikawa, “acreditamos que o SAFTA – Sistema Agroflorestal Tomé Açu pode ser a semente para o desenvolvimento da produção agrícola consorciada na Amazônia onde se localizada o maior bioma que representa metade do território nacional”.

Esta é uma realização do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (São Paulo) – Comissão do Bunkyo Rural, em conjunto com a Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (Belém/PA), CAMTA – Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu e ACTA – Associação Cultural de Tomé Açu e apoio da Embaixada do Japão no Brasil, JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão e Jornal Nippak.

Tem o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Natura, CAMTA, Jacto, Sakata, Grupo NK e Assessoria e Consultoria Contábil e Fiscal Kenji Kiyohara.

O evento acontece no dia 16 de abril próximo, sexta-feira, a partir das 17h, com transmissão online – www.youtube.com/bunkyodigital.

 

Confira o calendário de eventos completo