Japão destina subsídios às entidades nipo-brasileiras – Atualizado 28.04.2021

Compartilhe

Realizou-se, na tarde deste último dia 8 de março, a Reunião Extraordinária da Diretoria e Regionais atendendo à solicitação da Embaixada do Japão e da JICA – Japan International Cooperation Agency.

O evento, realizado em formato on-line, contou com a participação de 105 pessoas, entre diretores e representantes de diferentes entidades nikkeis.

A pauta referiu-se ao plano de ajuda emergencial do governo japonês destinado às entidades assistenciais, educacionais, culturais e esportivas da comunidade nipo-brasileira visando superar a crise financeira gerada pela pandemia do covid-19.

“Nós, representantes a comunidade nipo-brasileira, estamos muito sensibilizados com este gesto do governo japonês e sentimos muita responsabilidade pelo grande apoio que está nos proporcionando”, afirmou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, na abertura do evento.

“Senti a diminuição do vigor das organizações nikkeis”, afirmou o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, em sua saudação. E, acrescentou “neste momento critico, o governo japonês preparou um aporte especial para ajudar e incentivar a comunidade nikkkei no exterior, começando com vocês, do Brasil”.

Esse pacote de subsídios será encaminhado por meio do MOFA – Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (representado pelos consulados locais) e da JICA.

Na reunião, o ministro Hikota, da Embaixada do Japão no Brasil, encarregou-se de explicar os diferentes tipos de subsídios concedidos por cada um dos órgãos, bem como algumas das exigências prévias.

Em seguida, o representante-chefe no Brasil da JICA, Masayuki Eguchi, relatou que, no final de 2020 foi aprovado “o apoio subsidiário emergencial para as entidades médicas e de assistência social e, agora, foi expandido para outros setores”.

Explicou que a JICA dispõe de dois modelos de subsídios às entidades nikkeis: apoio aos custos de atividades e apoio aos investimentos das instalações.

Solicitou que os interessados busquem informações detalhadas no site da instituição e que “as entidades regionais repassem essas informações às afiliadas”.

Atsunori Kadoya, também da JICA, encarregou-se de detalhar os tipos possíveis de projetos merecedores de subsídios e complementou com uma série de perguntas/respostas.

Na sequência, o cônsul-geral adjunto Akira Kusunoki, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, discorreu sobre os projetos a serem apoiados pelo Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA). 

São iniciativas a serem apresentadas pelas associações de japoneses no exterior, câmaras de comércio e indústrias japonesas, associações nikkeis, entre outras, visando conter a propagação do covid-19 e criar um ambiente adequado para os negócios.

O cônsul-geral adjunto Kusunoki apresentou exemplos concretos desses dois modelos de projetos e esclareceu que o custo total da proposta deverá ser arcado pela instituição idealizadora, visto que o Ministério só fará o reembolso após a realização do projeto.

Tanto o subsídio da JICA quanto do MOFA devem ser apresentados em inglês ou japonês.

O Consulado Geral do Japão em São Paulo divulgou a versão em português do Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão no final de março.  Também foi divulgado a criação do guichê de atendimento exclusivo do ”Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis”. Adicionamos o link na relação de sites e os e-mails abaixo.

Atualização 28 de Abril de 2021

A JICA fez diversas atualizações no Programa de Subsídios às entidades de imigrantes (Custos de Atividades, Investimento em Instalações) e foram disponibilizados os ANEXOS (japonês, inglês e português). Também foi acrescentado o item “Perguntas e Respostas Q&A (reunião CBLJ 27.03.2021)”.

O público-alvo inclui Entidades nikkeis sem fins lucrativos (sem fins econômicos) e o prazo de inscrição era “Oportunamente”, mas devido a questões de orçamento e grande quantidade de solicitações, foi definido novo prazo “Até 09/06/2021(quarta-feira)”.

Serão consideradas apenas as solicitações com a documentação completa, recebidas até este prazo. Solicitações incompletas (falta de informações, preenchimento incorreto, falta de documentos requeridos, etc.) não serão aceitas.

Devido ao grande volume de solicitações e consultas, pede-se a compreensão de todos quanto a eventual demora nos contatos. Ao enviar sua consulta, favor informar o nome da entidade, e os contatos (nome, telefone, etc.). Lembramos que as solicitações devem ser elaboradas no idioma JAPONÊS ou INGLÊS.
(o ANEXO em português tem caráter meramente explicativo)

Para maiores informações, favor verificar os links abaixo, ou entrar em contato pelo e-mail: br_oso_rep@jica.go.j (Favor informar o nome da entidade, e os contatos (nome, telefone, etc.).

Mais informações sobre os subsídios:

+ link com a integra da Reunião Extraordinária da Diretoria e Regionais com a participação dos representantes do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da JICA: https://youtu.be/jroydLunsdI

+ site da JICA com informações detalhadas em português e japonês. Inclui a ficha de inscrição: https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/news/2020/c8h0vm0000fd3ux6.html

 

+ site do Consulado Geral do Japão em São Paulo com a versão em português do Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão: https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_21_03_projeto_nikkei.html

+ site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e representações consulares – informações em japonês sobre os subsídios:  https://www.mofa.go.jp/mofaj/ca/cp/page22_003572.html

+ Associações de Japoneses, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa
(Destinatário) Help Desk para Japoneses Residentes no Exterior
(e-mail) zairyuhojin-helpdesk@jics.or.jp

+ Organizações de Nikkeis
(Destinatário) Help Desk para Nikkei
(e-mail) nikkeijin-helpdesk@jics.or.jp
※Atendimento em inglês, português e espanhol

● Sobre o Projeto de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e Vida Cotidiana dos Nikkeis(HP do Consulado)
https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_ja/jnot_21_03_projeto_nikkei_jp.html

 

 

Confira o calendário de eventos completo