Gastronomia no Bunkyo: Sukiyaki

Compartilhe

Após o grande sucesso dos três vídeos disponibilizados no ano passado (https://www.youtube.com/playlist?list=PLoH0wFnTpBLuBA0Z1kTpgo-xnWRPB63bQ), a Comissão de Gastronomia do Bunkyo volta este ano com força total!

Desta vez o projeto conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Korin Agricultura Natural, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos e Rosa & Tocha Viagens.

As entidades que apoiam são: Comissão de Jovens do Bunkyo, Comissão de Ikebana do Bunkyo, Kuwazuru Gastronomia, Restaurante Aizomê, Na-Na-Ya Pâtisserie, Cerâmica Massako Koga, Cerâmica Kei Espaço de Arte e BKC Produções e Eventos. 

A estreia não poderia ter uma chef mais competente do que Telma Shiraishi, nem um prato mais famoso do que o sukiyaki. Este cozido de carne, verduras, tofu (queijo de soja), shirataki (macarrão feito com batata konnyaku), etc. é comparado ao fondue, pois é preparado à mesa com as pessoas se servindo à medida que os ingredientes vão chegando no ponto.

O sukiyaki como conhecemos atualmente teve origem no Japão no final da Era Edo (1603 a 1867), quando os japoneses começaram a comer carne misturada com verduras, de forma clandestina, pois até então seu consumo era proibido. 

Já na Era Meiji (1867 a 1912), com o consumo liberado, o prato foi se popularizando, surgiram os restaurantes especializados e sua fama cresceu até a palavra sukiyaki tornar-se mundialmente conhecida, através da canção “Sukiyaki” (o nome em japonês é Ue o muite arukou) de Kyu Sakamoto, única música japonesa a figurar no primeiro lugar da revista Billboard dos Estados Unidos, em 1963.

De lá para cá, este prato consolidou-se como um dos mais apreciados, tanto dentro como fora do Japão, especialmente nos dias mais frios. Prepare-se para aprender esta receita que vai aquecer o estômago e o coração das pessoas!

Sorteio de kits da Sakura e Hirota

  • Como participar: durante a apresentação do dia 20/5, vamos fazer uma pergunta e quem quiser concorrer, deve enviar a resposta com o nome completo para o email: relacionamento@bunkyo.org.br
  • Prazo: a resposta deve ser enviada até às 23h59 do dia 21/5/21
  • Obs.: quem for sorteado deverá retirar o brinde na sede do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP)

Telma Shiraishi

Chef do restaurante Aizomê – com uma unidade nos Jardins e a segunda casa na Japan House São Paulo, é também a chef responsável pelos banquetes e recepções do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Em 2019 foi nomeada pelo governo japonês Embaixadora para Difusão da Culinária Japonesa, uma das poucas mulheres no mundo e a primeira brasileira a receber o título.

Figura constante em eventos gastronômicos, ministra palestras e aulas sobre culinária e cultura japonesa e organiza ações humanitárias no combate à fome.

Confira o calendário de eventos completo