Bunka Matsuri realiza grande live para encerramento da 15º edição do evento

Compartilhe

Bunka Matsuri, a Festa da Cultura Japonesa, foi realizada por jovens voluntários, promovendo experiências fantásticas e inovadoras durante todo o mês de maio, com total de 13 eventos, levando muita cultura, interatividade e entretenimento ao público

Muita cultura, trabalho em equipe e harmonia. Em maio, o 15º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa, promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), foi realizado com sucesso, reunindo crianças, jovens e adultos para uma série de experiências interativas com a cultura japonesa!

A comissão organizadora, formada por cerca de 40 voluntários, se encontrou virtualmente desde janeiro para preparar uma edição muito especial, com total de 13 eventos e mais de 30 horas de transmissão pelo Youtube e Facebook. Foram necessárias mais de 200 reuniões para estruturar todo esse trabalho, e a equipe de marketing produziu cerca de 300 artes de divulgação!

“Quero agradecer por todo apoio, foi um grande desafio e uma satisfação a cada momento. Todo o processo foi um sucesso por causa da nossa equipe. Era para ter sido um evento e acabamos realizando 13 eventos! Trouxemos a comida, que todo mundo estava com saudade; os workshops, com muito conteúdo cultural; e a experiência presencial no Pavilhão Japonês. Muita gente não sabia que o Pavilhão é um espaço administrado pelo Bunkyo, e tentamos valorizar isso. Evoluímos como evento, e também evoluímos como pessoas, com um pouco de ousadia, sorte, e acima de tudo, coragem e harmonia”, relatou Takayuki Kato, coordenador geral do 15o Bunka Matsuri.

“Vocês surpreenderam e nos encantaram nesses eventos, com mais de 40 jovens que trabalharam na comissão de forma incansável, buscando essa conexão com a família, trabalhando de forma harmônica! O Comitê Jovem está de parabéns, e gostaríamos de agradecer aos patrocinadores, pois sem esses patrocínios não conseguiríamos realizar o Bunka Matsuri”, comentou o dr. Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo. 

Cultura pop, gastronomia e dança

O dia 22 de maio, começou com o bloco MUNDO POP, apresentado por Tiago Carapinheiro, trazendo Yuri Petnys, da Crunchyroll.pt e em seguida os dubladores do anime Jujutsu Kaisen: os atores Yuri Tupper (Yuuji Itadori), Amanda Brigido (Nobara Kugisaki), Erick Bougleux (Toge Inumaki) e o diretor de dublagem, Leonardo Santhos  (Mahito), que contaram boas histórias, com muita alegria e bom humor! 

Os tradutores Gustavo Hoffmann, Mari Brito e Fernando Sato Mucioli explicaram os desafios da carreira e falaram sobre a rotina dos profissionais de tradução japonês-português. Na parte gastronômica, o tema foi  izakaya (barzinhos japoneses), com Lúcio Ouba, do Izakaya Matsu e Lucas Yokota, do Além do Sushi. Encerrando o primeiro dia, o evento teve Talles Hasegawa, do grupo Ishin Yosakoi Soran e Tammy Yoshizato, do Ryo Kochi Yosakoi – Brasil, apontando as semelhanças e as diferenças entre as danças Yosakoi Soran e Yosakoi.

Domingo com crianças

No domingo, 23 de maio, o dia começou com a Live BUNKA KIDS, resultado de uma parceria com a Escola HeiSei. Apresentada por Soraya Miyuki Morikawa, a live propôs atividades especiais para as crianças, como a lenda do Momotaro em Kamishibai (teatro de papel), com a professora Aya Ohara; a aula de soroban (ábaco japonês) com a diretora Claudia Miyuki Hamasaki; o preparo de uma refeição deliciosa e colorida com a família Akimoto e para finalizar, uma aula divertida de Yosakoi Soran!

“Foi um evento marcante, surpreendente e inspirador. A história do Momotaro no kamishibai me lembrou de 70 anos atrás, quando estudava no nihongakkou (escola de japonês), foram momentos inesquecíveis para mim. Certamente até a comissão se surpreendeu com a quantidade de pessoas que acompanharam a programação. Vocês passaram essa emoção para mim e para muitas pessoas. E esse esforço nos faz acreditar no futuro das nossas entidades e da nossa comunidade”, lembrou o dr. Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka, que representou todos os patrocinadores do evento.

Encerramento da live

E na segunda parte da live, também no domingo, 23 de maio, no bloco MUNDO POP, a live fez uma grande homenagem ao anime One Piece, com a participação bem humorada do canal Mitsubukai, formado pelos atores e dubladores Glauco Marques (Roronoa Zoro), Adrian Tatini (Capitão Usopp) e Francisco Junior (Crocodile). 

Logo depois, o tema foi a confeitaria contemporânea japonesa, com o chef Cesar Yukio, da confeitaria Hanami. A influencer Dani Polis, do Trippolis, conversou com o chef sobre os segredos do yogashi (doces japoneses em estilo ocidental). 

Encerrando o Bunka Matsuri 2021, tivemos a presença dos músicos Vinicius Sadao (shamisen) e Rafael Kiyoiti Kamiya (sanshin), que falaram sobre as diferenças e semelhanças entre o sanshin e o shamisen e apresentaram performances incríveis, destacando a impressionante interpretação do clássico Asa Branca! 

“Um evento já é difícil de realizar, imaginem 13 eventos! Parabenizo toda comissão organizadora, nessa equipe competente, talentosa, comprometida. Esse Bunka Matsuri trouxe muitas novidades e queria destacar a Live Kids, que foi muito especial. Foi algo que nos trouxe muita esperança e emoção. O nosso reconhecimento e agradecimento a todos da comissão, pelo lindo trabalho, pela alegria, interação com o público e harmonia”, finalizou Marcelo Hideshima, idealizador do 1º Bunka Matsuri. 

Confira o que foi destaque na programação do 15o Bunka Matsuri:


Delivery
Uma das principais novidades é que o evento teve DELIVERY de pratos da culinária japonesa. Os restaurantes parceiros do Bunka Matsuri prepararam pratos deliciosos, como o obentô (marmita tradicional japonesa) e o yakisoba, que o público recebeu em casa. Além de São Paulo/SP, tivemos restaurantes atendendo em Porto Alegre/RS, Goiânia/GO, Brasília/DF e Campo Grande/MS.

Live Bunka Kids
Uma Live diferente, toda voltada para o público infantil, em parceria com a escola Heisei, com a temática da cultura japonesa para os pequenos, trazendo kamishibai (teatro de papel), culinária japonesa, soroban (ábaco) e dança.
Link: https://youtu.be/haI0K00Pvcs 

Live Bunka Matsuri
2 dias de Live sobre a cultura japonesa, para acompanhar em casa e curtir com toda a família, com os temas Gastronomia, mundo Pop e atrações artísticas.
Link: https://youtu.be/FnkP3yDZYkc  (sábado)
https://youtu.be/vTEUNRAxcGY (domingo).

Jantar e Live comemorativa
Uma grande experiência culinária no Jantar do Bunka Matsuri, com cardápio de zensai (entradas) e sushi, preparado pelo chef Suehiro Kuwazuru, do Kuwazuru Gastronomia e pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.
Link: https://youtu.be/WzvJ0vwnaCw

Experiências Online
“Leve o Bunka Matsuri para a sua casa!”, foram 4 tipos de experiências online que puderam ser adquiridas antecipadamente, com os temas Kodomo (Crianças), Artesanato, Wagashi (doces tradicionais japoneses) e Anibento (obentô – marmita tradicional japonesa, com tema do animê Meu Amigo Totoro)

Bunka Experience
Uma imersão nas tradições da cultura japonesa, com uma experiência presencial única no Pavilhão Japonês. As atividades incluíram conhecer o Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera e fazer uma visita guiada; participar de uma cerimônia do chá tradicional e conhecer os princípios e valores do Chadô (cerimônia do chá); conhecer a história e curiosidades sobre kimonos por meio de exposição e palestra e participar de uma oficina para fazer o próprio wagashi (doce tradicional japonês) e entender sua importância dentro da cultura japonesa.

Lives de divulgação
As lives prévias do Bunka Matsuri, com os temas “Matsuris no Brasil”, “Solidariedade na comunidade nikkei”, “Origem dos Matsuris” e “Cosplay”, foram realizadas de fevereiro a abril, reunindo diversos convidados e ajudando na divulgação do evento.

Histórico
Conhecido como “A Festa da Cultura Japonesa”, até 2019 o Bunka Matsuri ocupava todo o amplo espaço do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo/SP. Os participantes podiam experimentar sabores, vivenciar atividades práticas, acompanhar as apresentações culturais e aprender sobre a história e significados da cultura. Com público estimado em 20 mil pessoas, a programação envolvia toda a família. Em 2020, devido à pandemia, foi realizado o Bunka Matsuri #emcasa, o primeiro matsuri online do Brasil. Em 2021 realizamos à 15ª edição do evento, em um formato inovador e totalmente adaptado para a situação atual.


15º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Tema: A Harmonia que nos Conecta
www.bunkamatsuri.org.br
www.youtube.com/bunkyodigital
www.instagram.com/festivalbunkamatsuri
www.facebook.com/festivalbunkamatsuri

Realização:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – www.bunkyo.org.br

Patrocínio:
Fundação Kunito Miyasaka – www.fkm.org.br
Café Fazenda Aliança – www.cafefazendaalianca.com.br
Eztec – www.eztec.com.br
Kikkoman – www.kikkoman.com.br
Kei Arte – www.keiarte.com.br

Apoio:
Jornal Nippak / Nikkey Shinbum – www.nippak.com.br
Revista Mundo OK – www.mundook.com.br
Alfa Alimentos – www.alfaalimentos.com.br
Yomitai – www.yomitai.com.br
Comissão de Jovens do Bunkyo – www.bunkyojovens.org.br
JCI Brasil-Japão – www.jcibrasiljapao.com.br
Grupo Nagasaki Jya Odori

Confira o calendário de eventos completo