Bunkyo comemora o Dia Internacional do Nikkei com uma Live Especial

Compartilhe

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, por meio da comissão organizadora Kakehashi Japão Brasil, promove novamente a celebração online do Dia Internacional do Nikkei (DIN). Este ano a data será comemorada no dia 19 de junho (sábado), às 20h, com transmissão ao vivo, através do canal Youtube da instituição.

Repercutindo o sucesso da edição anterior, o evento mantém o conceito de evidenciar os valores nipo-brasileiros, principalmente neste cenário da pandemia, apresentando também novidades ao público. O coordenador geral do evento, Iju Shimizu Jr, destaca: “Pensamos no DIN21 como um evento que irá proporcionar uma reflexão sobre como os nikkeis e as associações estão passando por esse período difícil, e ao mesmo tempo mostrar como os valores nipo-brasileiros se apresentam em nosso dia-a-dia, como uma forma de inspiração para todos”.

DIN21

A comemoração brasileira será exibida em versão compacta, com apresentação ao vivo de Alexandre Kawase, Carol Ayako e Iju Shimizu Jr. A comissão vem desenvolvendo programas especiais e inéditos, para mostrar os valores da comunidade nipo-brasileira, reunindo histórias surpreendentes de resiliência e superação.

Uma dessas histórias é da família Tamashiro, de São Paulo, que contou com o amparo coletivo da comunidade nikkei para manter o seu restaurante Skualos funcionando em meio à crise gerada pela pandemia; e também da família Kimura, de Taubaté, no interior de São Paulo. Perto de completar 90 anos de idade, movidos pela fé e pela gratidão, seu Takeo e dona Nobue decidiram retribuir um pouco do que receberam do Brasil, e estão plantando figos no interior do Ceará.

Também está sendo organizada uma nova edição do concurso de histórias nikkeis, repetindo o sucesso do ano passado: as histórias mais emocionantes, enviadas pelos imigrantes e descendentes de japoneses serão ilustradas em formato de quadrinhos e publicadas nas redes sociais do Bunkyo. Neste ano, uma delas estará na live comemorativa, representando os valores nipo-brasileiros.

O evento contará também com uma reflexão sobre as associações nikkeis, destacando relatos e depoimentos de famílias que evidenciam valores nipo-brasileiros na prática, além de um número musical com participação de crianças de todo Brasil. Inovando em acessibilidade, a live também deve ser transmitida com tradução simultânea para Libras e audiodescrição.
Esta edição apresenta ainda a nova identidade visual realizada pela NK2 branding & design com o conceito clean e atualizado da síntese do nome do evento, validando a marca, DIN, como é popularmente conhecido pela comunidade nikkei. Como fonte de inspiração do designer Gilmar Nashiro: “A ideia era construir um desenho simples que pudesse remeter de imediato à cultura japonesa. O círculo vermelho destaca o principal símbolo, além disso tem a função de dar visibilidade, como algo sempre na moda “in” e atualizado”, relata Nashiro.


Além disso, neste ano, a comissão organizadora do evento é composta por integrantes de diferentes regiões do Brasil; como Lika Kawano, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador – ANISA; Erika Tomioka, Diretora da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental – NIPPAKU; Klissia Tiba, do Instituto Cultural e Social Ishindaiko de Londrina, e Carol Ayako, vice-presidente da Associação Festival do Japão RS, garantindo assim uma maior integração e diversidade entre as associações e lideranças nikkeis, para desenvolver um grande projeto como o Dia Internacional do Nikkei.

Evento Internacional

No dia 20 de junho (domingo), às 18h (horário de Brasília) haverá mais uma comemoração realizada pela Associação Panamericana Nikkei, no evento internacional “Dia Internacional do Nikkei” com a participação dos países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Dia Internacional do Nikkei

A data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868. Em São Paulo, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

Confira o calendário de eventos completo