Gastronomia no Bunkyo: Aguedashi dofu

Compartilhe

No próximo vídeo a chef Marlene Fukushima ensinará a preparar tofu frito com caldo, uma ótima opção para os dias mais frios do outono.

O tofu, ou queijo de soja, é muito conhecido e apreciado pelo seu sabor, versatilidade e propriedades nutritivas. Sua origem é incerta, mas presume-se que ele tenha sido criado na China, durante a dinastia Tang (618 a 906), e com o tempo, sua produção e consumo se difundiram pela Ásia até conquistar o mundo.

Dizem que o tofu chegou ao Japão no Período Nara (710 a 784), mas o primeiro registro escrito sobre este alimento consta em documento de 1183. Na época, ele era restrito à elite, formada por nobres, samurais e monges e só no período Edo (1603 a 1868) tornou-se acessível ao povo.

E foi nessa época que o aguedashi dofu foi criado por um restaurante tradicional de Tokyo, chamado “Aguedashi”.

O modo de preparar é simples mas o resultado surpreende! Vamos conhecer?

O projeto Gastronomia no Bunkyo conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Korin Agricultura Natural, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos e Rosa & Tocha Viagens.

As entidades que apoiam são: JICA, Comissão de Jovens do Bunkyo, Comissão de Ikebana do Bunkyo, Kuwazuru Gastronomia, Restaurante Aizomê, Na-Na-Ya Pâtisserie, Cerâmica Massako Koga, Cerâmica Kei Espaço de Arte e BKC Produções e Eventos. 

Sorteio de kits da Sakura e Hirota

  • Como participar: veja a pergunta durante a apresentação do dia 10/6 e envie a resposta com o nome completo para o email: relacionamento@bunkyo.org.br
  • Prazo: a resposta deve ser enviada até às 23h59 do dia 11/6/21
  • Obs.: quem for sorteado deverá retirar o brinde na sede do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP/SP)

Marlene Fukushima

Chef e vice-presidente da Comissão de Divulgação de Gastronomia Japonesa do Bunkyo, pesquisadora e professora da culinária japonesa, proprietária do

Buffet Hanayori e da Oficina de Comida Caseira Japonesa.

Confira o calendário de eventos completo