Falecimento do ex-deputado Hatiro Shimomoto

Compartilhe

O casal Tieko e Hatiro Shimomoto (centro) com integrantes do Coral Feminino Bunkyo durante homenagem das entidades nipo-brasileiras pela outorga da condecoração do governo japonês.

 

Faleceu, na noite do último dia 21 de junho, o ex-deputado Hatiro Shimomoto, aos 86 anos de idade. Estava internado desde 17 de maio último para tratamento dos sintomas do Covid-19 e complicações do diabetes.

O velório será realizado neste dia 22 de junho, na OSSEL, na Avenida Goiás, 459, em São Caetano do Sul, das 13h às 16h. A cerimônia de cremação será às 16h.

Dr. Hatiro Shimomoto era conhecido e reconhecido na comunidade nipo-brasileira como “sempre deputado”, devido aos seis mandatos como deputado estadual (de 1971 a 1999, incluindo a gestão como Deputado Constituinte Estadual em 1989) e exemplar dedicação ao ofício (realizou mais de 1.060 pronunciamentos no plenário).

Era o oitavo filho de Yasuishi e Tomie Shimomoto, naturais da província japonesa de Wakayama, família que emigrou ao Brasil em março de 1931.

Nasceu em Guararapes, interior de São Paulo em 1935, e chegou à capital em 1955, para aqui conquistar uma carreira profissional coroada de sucesso. Seu nome Hatiro, foi inspirado no Almirante Togo Heihachiro, que comandou e venceu a Guerra Russo-Japonesa, considerada a “primeira maior guerra do século XX”.

Além de empresário contábil, Hatiro Shimomoto era advogado pós-graduado em Direito Tributário e em Direito Comparado na Universidade de Sorbonne, de Paris. Montou o Grupo King (King Contabilidade, King Imóveis e Hatiro Shimomoto Advocacia) e foi o primeiro advogado nikkei em todo o território nacional a fundar um Tribunal de Justiça Arbitral.

Também presidiu o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo- Sescon – SP, na gestão 1975/78. Membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC (ocupava a Cadeira de número 48 que tem como Patrono José Geraldo de Lima) e concorreu à 62ª edição do Prêmio Jabuti de 2020 – uma das premiações literárias mais importantes do País – com o livro “Pílulas do Sucesso”.

Participou ativamente de órgãos de classe e entidades da comunidade nipo-brasileira. Além de presidir a Abrade – Associação de Defesa das Empresas, foi preletor da Seicho-no-Ie, além de diretor e/ou conselheiro de todas as entidades de classe contábil, OAB/SP, Associação Comercial de São Paulo, entre outras.

Tieko e Hatiro Shimomoto durante comemoração à entronização do Imperador Naruhito, em 22 de outubro de 2019

Durante seu mandato como deputado estadual (1971 a 1999), fez parte de missões oficiais e culturais ao exterior, sobretudo ao Japão, contribuindo para o estreitamento das relações com esse país.

Foi colaborador ativo junto às várias entidades nipo-brasileiras, entre elas, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social como membro do Conselho Superior de Apoio e Orientação e do Conselho Deliberativo do Bunkyo. Foi um dos grandes incentivadores do Coral Feminino Bunkyo.

Sua dedicação foi amplamente reconhecida considerando as numerosas homenagens recebidas ao longo dos anos. Entre elas foi agraciado com as medalhas “Presidente Anníbal de Freitas”, outorgada pelo Sescon-SP; “Joaquim Monteiro de Carvalho”, da Ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.

Em 2014, foi condecorado com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”, outorgada pelo imperador do Japão pela promoção do intercâmbio dos laços de amizade Brasil-Japão e difusão da língua japonesa. Em 2015, recebeu o título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

Atualmente, dedicava-se ao Projeto Parque das Nações, como maior centro poliesportivo cultural junto ao Parque Ecológico do Tietê (zona leste de São Paulo), próximo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, contemplando algumas das principais entidades nipo-brasileiras.

Velório online:
https://velorioonline.ossel.com.br/
Código de acesso: 60d206ca8879880017ae73f5

Cerimonial online:
http://digitalpig.com.br/Ossel

Confira o calendário de eventos completo