A belíssima celebração do Dia Internacional do Nikkei 2021

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Campeão de visualizações das lives apresentadas pelo Bunkyo desde 2020, o Dia Internacional do Nikkei 2021 também adotou semelhantes procedimentos nesta edição coordenada pelo advogado Iju Shimizu Jr.

 “Acredito que conseguimos entregar uma live com um conteúdo que trouxesse inspiração e motivação”, afirmou Shimizu, “ao mesmo tempo, que tocasse o coração e reforçasse a importância dos valores nikkeis, dando motivo para celebrarmos o DIN – Dia Internacional do Nikkei”.

Destacou que na edição deste ano, a Comissão Organizadora foi formada por membros do norte a sul do país, de acordo com ele, “promovendo a representatividades” e a novidade foi a adoção de recursos de acessibilidade com as linguagens das Libras (com Karina Zonzini e Elisa Oliveira) e da autodescrição (com Rosa Matsushita).

A dinâmica da programação

Com a apresentação de Iju Shimizu  Jr, Alexandre Kawase e Carol Ayako, a live DIN21 trouxe uma programação dinâmica e iniciou com a participação das autoridades enfocando diferentes aspectos do tema central. Primeiro, o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; depois, o presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, Katsuyuki Tanaka; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

Seguiram-se depois dos convidados ressaltando os diferentes valores nikkeis: perseverança, aprendizado, gentileza, responsabilidade,  gratidão, integridade, coletividade e respeito.

Iniciou-se com a origamista Thaís Kato, coordenadora do Movimento Tsuru – ação pela vida, pela paz e saúde da humanidade.

Depois, “As cartas de minha mãe” de autoria de Keiti Matsubara (com ilustração de Bibi Suemi) foi uma forma de tratar sobre a história da imigração japonesa.

Gratidão e perseverança se destacaram no episódio envolvendo a família de Gilberto Tamashiro, proprietária do Restaurante Skualo´s, localizado na zona leste paulista.

“União e Amizade” foi a conclusão de uma pesquisa que resultou em mais de 500 respostas, realizada entre entidades nikkeis de todo o Brasil, organizada por Fernando Matsumoto, coordenador de processos e produtos.

Na live, preferiu deixar de falar em crise para exaltar o poder das palavras “união” e “amizade”, que sempre estiveram presentes nas entidades nikkeis, antes e durante a pandemia.

Telma Shiraishi, chef do Restaurante Aizomê e Embaixadora de Difusão da Culinária Japonesa, falou sobre os legados familiares e comunitários ao enfocar a campanha “Água no Feijão” que, graças ao surpreendente engajamento de inúmeras pessoas, totalizou 10 mil refeições doadas.

Outro capítulo emocionante na live teve como protagonista o casal Nobue e Takeo Kimura que, movido pela gratidão por este país, deixou a vida de 60 anos em Taubaté (SP) desde que emigrou ao Brasil para cultivar figo em Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará.

A empresária Chieko Aoki e o médico fisiatra Dr. Leandro Iwamoto estiveram presentes na edição do DIN21 referindo-se à questão do enfrentamento da Covid-19.

As mensagens das famílias e das crianças

Importante ressaltar que o cenário da transmissão foi ilustrado por uma sequência de 100 cards enviados pelas famílias com foto e indicação de três valores nikkeis.

Essa celebração permeada por fortes sentimentos inspiradores teve como fechamento uma atração musical que reuniu crianças de todo o Brasil interpretando, em português e japonês, o belíssimo hino da paz, “Heal the world”.

“A realização do evento DIN21 foi um sucesso absoluto”, garantiu o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa. “Trouxe histórias de sucesso, de grande significado humano e social. Na grand finale, as crianças do Brasil inteiro cantando nos emocionaram muito, encheram nossos olhos de lágrimas”, continuou.

E, acrescentou, “vocês, líderes jovens, fazem a diferença no Bunkyo. Tenho grande alegria e orgulho de trabalhar com vocês na construção de um Bunkyo moderno. Unidos em um futuro melhor”.

Vale a pensa conferir a integra da celebração do Dia Internacional do Nikkei 2021 no link: 

Confira o calendário de eventos completo