A belíssima celebração do Dia Internacional do Nikkei 2021

Compartilhe

Campeão de visualizações das lives apresentadas pelo Bunkyo desde 2020, o Dia Internacional do Nikkei 2021 também adotou semelhantes procedimentos nesta edição coordenada pelo advogado Iju Shimizu Jr.

 “Acredito que conseguimos entregar uma live com um conteúdo que trouxesse inspiração e motivação”, afirmou Shimizu, “ao mesmo tempo, que tocasse o coração e reforçasse a importância dos valores nikkeis, dando motivo para celebrarmos o DIN – Dia Internacional do Nikkei”.

Destacou que na edição deste ano, a Comissão Organizadora foi formada por membros do norte a sul do país, de acordo com ele, “promovendo a representatividades” e a novidade foi a adoção de recursos de acessibilidade com as linguagens das Libras (com Karina Zonzini e Elisa Oliveira) e da autodescrição (com Rosa Matsushita).

A dinâmica da programação

Com a apresentação de Iju Shimizu  Jr, Alexandre Kawase e Carol Ayako, a live DIN21 trouxe uma programação dinâmica e iniciou com a participação das autoridades enfocando diferentes aspectos do tema central. Primeiro, o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa; depois, o presidente da Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai, Katsuyuki Tanaka; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.

Seguiram-se depois dos convidados ressaltando os diferentes valores nikkeis: perseverança, aprendizado, gentileza, responsabilidade,  gratidão, integridade, coletividade e respeito.

Iniciou-se com a origamista Thaís Kato, coordenadora do Movimento Tsuru – ação pela vida, pela paz e saúde da humanidade.

Depois, “As cartas de minha mãe” de autoria de Keiti Matsubara (com ilustração de Bibi Suemi) foi uma forma de tratar sobre a história da imigração japonesa.

Gratidão e perseverança se destacaram no episódio envolvendo a família de Gilberto Tamashiro, proprietária do Restaurante Skualo´s, localizado na zona leste paulista.

“União e Amizade” foi a conclusão de uma pesquisa que resultou em mais de 500 respostas, realizada entre entidades nikkeis de todo o Brasil, organizada por Fernando Matsumoto, coordenador de processos e produtos.

Na live, preferiu deixar de falar em crise para exaltar o poder das palavras “união” e “amizade”, que sempre estiveram presentes nas entidades nikkeis, antes e durante a pandemia.

Telma Shiraishi, chef do Restaurante Aizomê e Embaixadora de Difusão da Culinária Japonesa, falou sobre os legados familiares e comunitários ao enfocar a campanha “Água no Feijão” que, graças ao surpreendente engajamento de inúmeras pessoas, totalizou 10 mil refeições doadas.

Outro capítulo emocionante na live teve como protagonista o casal Nobue e Takeo Kimura que, movido pela gratidão por este país, deixou a vida de 60 anos em Taubaté (SP) desde que emigrou ao Brasil para cultivar figo em Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará.

A empresária Chieko Aoki e o médico fisiatra Dr. Leandro Iwamoto estiveram presentes na edição do DIN21 referindo-se à questão do enfrentamento da Covid-19.

As mensagens das famílias e das crianças

Importante ressaltar que o cenário da transmissão foi ilustrado por uma sequência de 100 cards enviados pelas famílias com foto e indicação de três valores nikkeis.

Essa celebração permeada por fortes sentimentos inspiradores teve como fechamento uma atração musical que reuniu crianças de todo o Brasil interpretando, em português e japonês, o belíssimo hino da paz, “Heal the world”.

“A realização do evento DIN21 foi um sucesso absoluto”, garantiu o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa. “Trouxe histórias de sucesso, de grande significado humano e social. Na grand finale, as crianças do Brasil inteiro cantando nos emocionaram muito, encheram nossos olhos de lágrimas”, continuou.

E, acrescentou, “vocês, líderes jovens, fazem a diferença no Bunkyo. Tenho grande alegria e orgulho de trabalhar com vocês na construção de um Bunkyo moderno. Unidos em um futuro melhor”.

Vale a pensa conferir a integra da celebração do Dia Internacional do Nikkei 2021 no link: 

Confira o calendário de eventos completo