Gastronomia no Bunkyo: Shake no Nambanzuke

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Semelhante ao escabeche, receita de origem persa que foi introduzida na Península Ibérica à partir do século 8, o nambanzuke também é temperado com molho à base de vinagre.

Este molho, além de dar mais sabor, tinha a importante função de conservar os alimentos, em uma época em que não existiam refrigeradores.

Chegando ao Japão por volta do século 16, pelas mãos dos comerciantes portugueses, o prato ganhou toques orientais e o nome de nambanzuke (namban = forma como eram chamados os países ibéricos, zuke = conserva).
Existe a versão para aves e pescados, mas desta vez a chef japonesa Akiko Ishizu escolheu o salmão como ingrediente principal.

O projeto Gastronomia no Bunkyo conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Korin Agricultura Natural, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos e Rosa & Tocha Viagens.

As entidades que apoiam são: JICA, Comissão de Jovens do Bunkyo, Comissão de Ikebana do Bunkyo, Kuwazuru Gastronomia, Restaurante Aizomê, Na-Na-Ya Pâtisserie, Cerâmica Massako Koga, Cerâmica Kei Espaço de Arte e BKC Produções e Eventos.

Sorteio de kits da Sakura

Como participar: veja a pergunta durante a apresentação do dia 22/7 e envie a resposta com o nome completo para o email: relacionamento@bunkyo.org.br

Prazo: a resposta deve ser enviada até às 23h59 do dia 23/7/21
Obs.: quem for sorteado deverá retirar o brinde na sede do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP/SP)

Akiko Ishizu

Graduada em nutrição pela Doshisha Women’s College of Liberal Arts (Kyoto, Japão), a chef Akiko Ishizu especializou-se na Escola de Gastronomia Yoko Sukenari de Tokyo e fez vários cursos de cozinha brasileira no SENAC de São Paulo, durante o período em que residiu no Brasil.

Trabalhou na Kewpie Corporation, uma grande fabricante de produtos alimentícios do Japão, foi assistente-chefe do famoso chef Ryuta Kijima, além de ter atuado como professora de culinária.

Confira o calendário de eventos completo