Comunidade lamenta morte de Neusa Yukie Kakinoki

Compartilhe

 

A comunidade nipo-brasileira perdeu um de seus grandes talentos. Faleceu no último dia 24, aos 66 anos de idade, Neusa Yukie Kitamura Kakinoki. Ela estava internada havia três semanas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um câncer. O corpo foi enterrado no Cemitério Jardim das Flores, em Cotia (SP).

Filha de Sakae Kitamura e Nobuco Nakamura Kitamura, Yukie Kakinoki nasceu em 26 de junho de 1955 em Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, e saiu de sua cidade natal – onde o pai tinha uma relojoaria – para cursar Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi. De acordo com sua irmã, Elizabeth Kimie Kitamura, a música era uma de suas paixões – além de cantar, era diretora de Relações Públicas e Comunicação da UPK (União Paulista de Karaokê).

As outras paixões eram o haiku (forma curta de poesia japonesa) e o trabalho – era assessora do presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, conhecido também como Johnny Saad, já mais de 30 anos – chegou a trabalhar com o pai de Johnny, João Jorge Saad. A irmã conta que as duas costumavam participar de nodojimans. “Eu parei quando vim para São Paulo, mas ela continuou”, disse Elizabeth.

“Querida por todos. Uma pessoa maravilhosa, generosa e dedicada. Sempre disposta a ajudar os próximos”, como postou a amiga Lúcia Etsuko Ikawa, Yukie Kakinoki participou, durante muitos anos, de um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira, o Melodias Imortais – canções que tocam na alma japonesa.

O cantor Ricardo Nakase – ou Rick Akio – também usou as redes sociais para se despedir de Yukie Kakinoki. “Mais uma grande amiga e artista da colônia japonesa brasileira nos deixou… A grande Yukie Kakinoki… Sempre de alto astral, com uma voz belíssima e um coração gigante… ela, além do seu trabalho profissional, também escrevia haikai para uma revista mensal japonesa”, escreveu Rick, lembrando que “tive a grande alegria de compor quatro trajes que ela utilizou em quatro Kouhakus Utagasen do Grupo The Friends (show de final de ano no Bunkyo de São Paulo) em anos consecutivos…”.

Casada com Francisco Masano Kakinoki, Yukie Kakinoki deixa os filhos Daniel, 37, Marcelo, 35 e Guilherme, 29.

Missa de 7º Dia – A família agradece as manifestações de carinho e apoio e comunica que a Missa de Sétimo Dia será transmitida ao vivo, via YouTube e Instagram da Paróquia Nossa Senhora do Brasil (https://youtube.com/c/NossaSenhoradoBrasil), nesta sexta-feira (30), às 17h30.
(Aldo Shiguti/Jornal Nippak)

Confira o calendário de eventos completo