Gastronomia no Bunkyo: Sakana no Shira-ae

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

 

Este prato consiste em uma mistura de peixe cru com pasta de tofu (queijo de soja), misso (pasta de soja fermentada) e tempero adocicado. Talvez não seja tão conhecido entre os brasileiros, mas no Japão é um acompanhamento bastante apreciado, especialmente na versão que usa o horenso (espinafre japonês) como ingrediente principal.

No Japão a primeira menção a este prato data de 1784, em um livro que reunia receitas usando o tofu. O modo de preparar difere um pouco do atual, mas provavelmente foi a partir daí que as variações foram se sucedendo até chegar na receita que conhecemos agora.

Quem vai dar todas as dicas é o chef do renomado Buffet Kuwazuru, Suehiro Kuwazuru, que estreia no projeto Gastronomia no Bunkyo.

Este projeto conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Korin Agricultura Natural, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos e Rosa & Tocha Viagens.

As entidades que apoiam são: JICA, Comissão de Jovens do Bunkyo, Comissão de Ikebana do Bunkyo, Kuwazuru Gastronomia, Restaurante Aizomê, Na-Na-Ya Pâtisserie, Cerâmica Massako Koga, Cerâmica Kei Espaço de Arte e BKC Produções e Eventos.

Chef Suehiro Kuwazuru

Atuando há mais de 30 anos no ramo de culinária, Emilio Suehiro Kuwazuru, iniciou sua trajetória profissional incentivado por Tadashi Kuwazuru, fundador do Buffet Kuwazuru. 

Ainda jovem ingressou em restaurantes japoneses, chegando a chefia da cozinha do Restaurante Suntory em São Paulo, no final dos anos 80. Esteve no Centro de Aperfeiçoamento da Academia Suntory de Culinária do Japão, ocasião em que atuou em renomados restaurantes de Shibuya, Akasaka e Osaka.

Cursos, degustações, pesquisas e criações inovadoras são constantes no dia-a-dia do chef de cozinha que tem o compromisso de levar o que há de melhor da culinária japonesa e internacional aos clientes. Fazendo questão de acompanhar a compra e todo o processo de manipulação dos pescados, garante a combinação precisa entre sabor, forma e cores nos pratos servidos pelo Buffet Kuwazuru, conseguindo agradar aos mais exigentes paladares.

Atualmente, uma das principais preocupações do chef Kuwazuru é preservar e divulgar a cozinha japonesa da forma mais autêntica possível, adequando aos ingredientes disponíveis no Brasil.   

 

Gastronomia no Bunkyo: Sakana no Shira-ae
Dia: 19/08
Horário: 20h
Assistir em: youtube.com/bunkyodigital
instagram.com/bunkyodigital
facebook.com/bunkyodigital

Confira o calendário de eventos completo