Biblioteca do Bunkyo recebe 794 livros

Compartilhe

No dia 16 de julho, a família do falecido Sr. Manabu Oyama (natural da província de Kagoshima), doou 794 livros que eram de sua propriedade, para a biblioteca do Bunkyo.

Na entrega, a Sra. Noriko (esposa), a Sra. Elena Takako Sakuda (filha) e seu marido foram recebidos pela vice-presidente do Bunkyo Lidia Yamashita, pela presidente da Comissão da Biblioteca Neide Nagae e pelo secretário geral administrativo Eduardo Goo Nakashima.


A vice-presidente Lidia Yamashita agradeceu dizendo que o número de nikkeis, estudantes e pesquisadores da cultura japonesa têm aumentado e a doação é muito bem vinda.

Abaixo as palavras da Sra. Elena Sakuda.

Estamos honrados e emocionados de estar aqui neste momento especial para nós. Em nome de Manabu Oyama, nosso pai, e de toda a minha família, gostaríamos de agradecer a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, representada pela Sra. Lídia Yamashita, vice-presidente do Bunkyo e Presidente do Museu da Imigração Japonesa no Brasil, e à Sra Neide Nagae, presidente da comissão da Biblioteca e o Sr. Eduardo Nakashima, Secretário Geral Administrativo por receber estes livros de grande valor sentimental para nossa família.

Meu pai amava estes livros e cuidou deles tão bem quanto de sua própria esposa e filhos. Ele leu, admirou, respeitou e guardou cuidadosamente cada um destes exemplares durante sua vida.

Desde criança tenho lembrança do meu pai sempre com um livro nas mãos, enquanto a música clássica se espalhava pela sala.

Ele sempre nos incentivou a ler. Ensinou-nos que ler abre portas. E fez isto através do exemplo diário.

Em vida ele sempre desejou que estes livros não se dispersassem, mas pudessem seguir juntos como o acervo que ele montou ao longo dos anos e que moldou seu modo de ver e interpretar o mundo. Estes livros refletiam seu próprio jeito de ser e de pensar. São, por isto, valiosos, pois contêm a energia que emprestaram a ele e a que dele receberam.

Temos certeza de que nosso pai está muito feliz por este acervo encontrar seu lugar na Biblioteca do Bunka Kyokai, instituição que ele tanto prezava. Que eles possam iluminar quem os ler com a mesma luz amorosa que transmitiram a Manabu Oyama.
Muito obrigada a todos vocês.

Confira o calendário de eventos completo