REVI2021: “Há 25 mantendo a chama viva”

Compartilhe

Líderes e jovens líderes das entidades. 

Estes são os principais personagens que a REVI – Fórum Nacional dos Jovens Líderes das Entidades está focando para a live programada para o próximo dia 28 de agosto, sábado, a partir das 10h.

Quando em condições normais, a REVI, organizada pela Comissão de Jovens do Bunkyo desde 1997, ocorre no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque, num final de semana prolongado; mas neste ano, com as restrições da pandemia, optou-se pela transmissão on-line.

A programação foi dividida em duas etapas, explica o coordenador do evento, Andrew Hideo Kajiyama, e terá como tema central: “A Importância dos Jovens na Continuidade das Entidades”.

Pela primeira vez, a REVI busca reunir lideranças não somente dos grupos jovens, como também das organizações como associações, bunkyos, clubes da comunidade nipo-brasileira, para debater sobre “a importância, o papel e as motivações dos jovens que participam ativamente da comunidade nikkei, sendo descendentes ou não”, ressalta Hideo. “O nosso objetivo primordial é que eles deem continuidade aos trabalhos e projetos das entidades e sintam-se seguros e apoiados para assumir tais responsabilidades”, acrescenta.

As duas etapas da programação

A REVI 2021 terá início às 10h com a participação do Dr. Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e Rafael Pettersen, presidente da Comissão de Jovens do Bunkyo. Do Rio Grande do Sul, presença de Carol Ayako e Sayuri Sakamoto, membros fundadoras do Grupo; de Goiás, Marco Tulio Toguchi, ex-presidente e atual membro do Conselho da Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG) e Kenji Tomo Watanabe, presidente do Seinenkai da ANBG.

O bate-papo sobre o tema central: “A Importância dos Jovens na Continuidade das Entidades” será conduzido por Lumi Mada, da Liga Seinen e da comissão organizadora da REVI2021.

Já a segunda parte do evento, a Roda de Conversa, via plataforma Zoom, terá início às 14h, reunindo grupos de jovens e líderes de entidades para debater e trocar experiências sobre a importância dos jovens nas entidades, resgatando as reflexões e aprendizados da live.

Portanto, os organizadores da REVI2021 solicitam que os interessados (associado ou líder de entidade) façam suas inscrições prévias até o dia 23 de agosto (as vagas são limitadas), Enviar e-mail para contato.jovens@bunkyo.org.br com o assunto “Inscrição para Roda de Conversa – REVI2021”.

Os participantes previamente inscritos serão organizados em grupos e terão como moderadores os convidados especiais experientes em atuar com jovens e que também exerceram cargos de lideranças em suas entidades.

Confira o calendário de eventos completo