Gastronomia no Bunkyo: Nerikiri

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Nerikiri é um wagashi, confeito tradicional japonês, geralmente servido na cerimônia do chá.

A origem do wagashi remonta ao período Jomon (8000 a 4000 a.C.) quando os japoneses começaram a preparar bolinhos, amassando frutas secas. Depois disso esses doces foram evoluindo através do intercâmbio com a China, do desenvolvimento da cerimônia do chá e da entrada dos confeitos ocidentais.

Já no período Edo (1603 a 1868 d.C.), uma época pacífica, que permitiu maior disponibilidade de ingredientes e crescimento tecnológico, a qualidade do wagashi teve um aprimoramento acentuado. Foi nessa época que surgiu o nerikiri, classificado como jogashi (alta confeitaria japonesa).

O nerikiri (neri=amassar, kiri=cortar) é feito com pasta de feijão branco ou fava branca, mochi (arroz glutinoso moído) e açúcar, sendo elaborado sem adicionar nenhum outro ingrediente aromático ou sabor, preservando o paladar do an (doce de pasta de feijão).

Tendo uma textura macia e aparência delicada, que expressa a essência de cada estação do ano,  este confeito é a combinação perfeita para acompanhar o sabor amargo do chá.

A Chef Cris Sampei da NaNaYa Pâtisserie (www.instagram.com/nanayabycris/) mostrará que a culinária é realmente uma arte.

Cris Sampei

Cristiane Haruyama Sampei é outra chef cujo talento vem de família. Seu avô, imigrante vindo de Tokyo, tinha uma confeitaria em Mogi das Cruzes, que vendia doces brasileiros e japoneses.

Cris atuou 18 anos na área de informática até o amor pela culinária falar mais alto. Depois de várias especializações na área de confeitaria no Japão, abriu o Na Na Ya Pâtisserie, denominação com um significado muito especial: carrega o nome do avô Naomichi (Na) e do filho Naoki (Na).

Participando ativamente dos eventos da comunidade, a chef mantém o foco de divulgar a gastronomia japonesa através do wagashi.

Gastronomia no Bunkyo: Nerikiri
Data: 09/09
Horário: 20h
Assista em:
facebook.com/bunkyodigital
youtube.com/bunkyodigital
instagram.com/bunkyodigital

Confira o calendário de eventos completo