Gastronomia no Bunkyo: Kantan Shougayaki

Compartilhe

Fazendo parte do cardápio do dia a dia dos lares japoneses, esta receita é um curinga que resolve o eterno dilema das donas de casa: preparar algo rápido e gostoso.

Kantan shougayaki significa, literalmente, grelhado de gengibre fácil, pois este é o ingrediente principal.


O gengibre tem a tripla função de tirar o cheiro forte da carne de porco, dar um acento picante ao prato e fornecer gingerol, que tem ação antioxidante e fortalece o sistema de defesa do organismo. Aliado à carne de porco que contém vitamina B, esta receita é indicada para aliviar o cansaço, especialmente nos dias mais quentes.

De origem japonesa, a receita foi reconhecida como tal em 1913 quando um professor da Universidade de Tóquio lançou um livro onde constava o modo de prepará-la.

Comercialmente o Shougayaki foi lançado por volta de 1945, pelo bar “Zenigata” do bairro boêmio de Ginza em Tóquio.


Vamos acompanhar a chef Akiko Ishizu para saber como preparar?

Akiko Ishizu

Graduada em nutrição pela Doshisha Women’s College of Liberal Arts (Kyoto, Japão), a chef Akiko Ishizu especializou-se na Escola de Gastronomia Yoko Sukenari de Tokyo e fez vários cursos de cozinha brasileira no SENAC de São Paulo, durante o período em que residiu no Brasil.


Trabalhou na Kewpie Corporation, uma grande fabricante de produtos alimentícios do Japão, foi assistente-chefe do famoso chef Ryuta Kijima, além de ter atuado como professora de culinária.

Confira o calendário de eventos completo