Pavilhão Japonês reabre ao público com exposição de Bonsai

Compartilhe

EXPOSIÇÃO - BONSAI - FORMA E TEMPO

(VIII edição)

No dia 2 de outubro, saudando a primavera, o Pavilhão Japonês, localizado no coração do Parque Ibirapuera, inaugura a exposição “Bonsai – Forma e Tempo” no amplo jardim que circunda suas instalações.

Trata-se do terceiro ato protagonizado pelo Pavilhão Japonês desde o anúncio do início da pandemia em março de 2020. Com as portas fechadas à visitação pública – mas com a presença de parte da equipe de manutenção -, de maio a agosto de 2020, o Pavilhão protagonizou, ao lado do Museu da Imigração Japonesa do Brasil, da “Campanha Amigo”, visando juntar recursos para arcar com os custos básicos.

O segundo ato aconteceu ainda durante 2020, com a aprovação dos recursos para obras de acessibilidade do Pavilhão Japonês por meio da assinatura do termo de fomento com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e a Comissão Extraordinária de Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal (presidida pelo vereador Rodrigo Hayashi Goulart).

As obras de reforma (cujo projeto arquitetônico foi conduzido pelos arquitetos Elizabeth Emi Niwa e Takashi Saito) envolveram as rampas de acesso, a instalação de banheiro acessível, elevador e piso podotátil.

Bonsai na reabertura do Pavilhão

“Depois de quase dois anos fechado ao público, estamos ansiosos para mostrar as novidades nas instalações e entrar no ritmo de organização dos eventos culturais”, afirma Claudio Kurita, presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês, ao anunciar a próxima atração.

Assim, para essa espécie de “terceiro ato”, o início da primavera é referência, quando é apresentado ao público a exposição “Bonsai – Forma e Tempo”, uma das mais tradicionais manifestações culturais japonesas intimamente ligadas à natureza.

“A mostra traz consigo o desafio de ilustrar, com marcos temáticos e formais, o delicado e potente universo das árvores reduzidas”, afirma Agata Takiya, curadora da exposição, acrescentando que “a mostra é a maior já exibida em São Paulo”. 

Trata-se da oitava edição da mostra de bonsai reunindo exemplares da coleção da empresa especializada Bonsai Kai que, a exemplo dos anos anteriores, será montada no amplo jardim do Pavilhão, em área aberta e arejada, com cerca de 100 peças raras de mais de 40 espécies de diferentes árvores.

A exposição “Bonsai – Forma e Tempo” abre no dia 2 de outubro e prossegue até o dia 21 de novembro de 2021.

Sobre o Bonsai:

O Bonsai teve seu início na China, por volta do século. III A.C., mas foram os japoneses que aprimoraram a técnica. Não se trata de uma planta específica, mas sim de uma técnica de cultivo de árvores em vasos pequenos. A estética é fundamental na execução de um bonsai. O objetivo da Arte bonsai é criar uma composição artística, onde usamos como modelo, a própria forma das árvores quando em seu ambiente natural.

Sobre o Pavilhão Japonês:

Situado dentro do Parque Ibirapuera, o Pavilhão Japonês foi construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, sendo doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação. Com visitas disponíveis de quinta à domingo, o espaço é considerado um dos raros pavilhões fora do Japão a preservar as características originais. O local é uma das referências das autoridades japonesas em visita ao Brasil.

Sobre a Bonsai Kai:

A Bonsai Kai atua desde 1995 com o objetivo de oferecer recursos para iniciação, conhecimento e aprofundamento das técnicas ligadas a arte Bonsai. Além de possuir uma das maiores e melhores coleções de bonsai das Américas, a Bonsai Kai importa e comercializa bonsai e itens necessários para seu cultivo.

Confira o calendário de eventos completo   

MAIS EVENTOS

Uma resposta

  1. Olá! Vi que a exposição de bonsai foi até ontem dia 21/11/21, porém Gostaria de saber se haverá prorrogação de data.
    Agradeço,
    Evelise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *