Música erudita e conexão Brasil-Japão

Compartilhe

“Estabelecer a conexão Brasil-Japão por meio da música erudita”, afirma Carlos Harasawa, presidente da Comissão de Música Erudita e Diretor da Fundação Osesp, ao anunciar a série de “Concertos Bunkyo 2021” para este segundo semestre.

“Buscamos a conexão entre as culturas através das obras, compositores, intérpretes e instrumentos musicais. Concertos com essas características constituem uma iniciativa única no país”, continua Harasawa, “e que estará reunindo músicos de primeira grandeza no cenário nacional e internacional em concertos pré-gravados e editados, com preleção e vídeo”.

Os concertos serão exclusivamente online, no canal do Bunkyo no Youtube. A primeira audição da série acontece no próximo 14 de outubro, quinta-feira às 19h, com a apresentação de Shen Ribeiro (flauta e shakuhachi) e Soledad Yaya (harpa). O duo interpretará as tradicionais peças do cancioneiro japonês.

O segundo concerto, programado para 18 de novembro, terá Wellington Rebouças ao violino e Michiko Licciardi ao piano, com apresentação de obras de autores variados, incluindo várias composições japonesas.

A terceira audição do “Concertos Bunkyo” será realizada em dezembro e traz o barítono Charles Miyasaki e a pianista Sin Ae Lee que interpretarão canções natalinas, entre elas, “Christmas Eye”, de Yamashita Tatsuo.

“A música erudita sempre teve um papel fundamental na programação cultural do Bunkyo”, reitera o presidente Dr. Renato Ishikawa. O concerto do dia 14 de outubro será a 93ª apresentação realizada desde 1997.

A Série de “Concertos Bunkyo 2021”, conta com patrocínio da Sansuy, Kanaflex e Fundação Kunito Miyasaka, e com o Apoio Institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Confira o calendário de eventos completo