Gastronomia no Bunkyo: Tori no Gobomaki

Compartilhe

Esta receita teve origem na cidade de Yawata em Kyoto e é preparada envolendo pedaços de bardana com filé de frango

Pode-se dizer que o “Enroladinho de Bardana e Frango” é uma versão mais simples do Yawatamaki, um dos itens presentes na refeição especial de ano novo do Japão, o Osechi Ryori.

O ingrediente principal deste prato é a bardana (gobo), que cresce profundamente enraizada na terra, sendo por isso considerado um vegetal de bons auspícios e consumido com o desejo que que a base do lar seja sólida e a felicidade seja duradoura.

A diferença entre o Tori no Gobomaki e o Yawatamaki é que para preparar o segundo, além da bardana, acrescenta-se outros vegetais (como vagem e cenoura) e o frango pode ser substituído por peixe ou carne bovina.

Em ambos os casos, o sabor é surpreendente e ninguém melhor do que o chef Suehiro Kuwazuru, para ensinar esta receita da autêntica cozinha japonesa.

O Projeto Gastronomia no Bunkyo tem o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Korin Agricultura Natural, Hirota Food Supermercados, Sakura Nakaya Alimentos e Rosa & Tocha Viagens. As entidades que apoiam são: Comissão de Jovens do Bunkyo, Comissão de Ikebana do Bunkyo, Kuwazuru Gastronomia, Restaurante Aizomê, Na-Na-Ya Pâtisserie, Cerâmica Massako Koga, Cerâmica Kei Espaço de Arte e BKC Produções e Eventos.

Chef Suehiro Kuwazuru

Atuando há mais de 30 anos no ramo de culinária, Emilio Suehiro Kuwazuru, iniciou sua trajetória profissional incentivado por Tadashi Kuwazuru, fundador do Buffet Kuwazuru (https://www.kuwazuru.com.br/).

Ainda jovem ingressou em restaurantes japoneses, chegando a chefia da cozinha do Restaurante Suntory em São Paulo, no final dos anos 80. Esteve no Centro de Aperfeiçoamento da Academia Suntory de Culinária do Japão, ocasião em que atuou em renomados restaurantes de Shibuya, Akasaka e Osaka.

Cursos, degustações, pesquisas e criações inovadoras são constantes no dia-a-dia do chef de cozinha que tem o compromisso de levar o que há de melhor da culinária japonesa e internacional aos clientes. Fazendo questão de acompanhar a compra e todo o processo de manipulação dos pescados, garante a combinação precisa entre sabor, forma e cores nos pratos servidos pelo Buffet Kuwazuru, conseguindo agradar aos mais exigentes paladares.

Atualmente, uma das principais preocupações do chef Kuwazuru é preservar e divulgar a cozinha japonesa da forma mais autêntica possível, adequando aos ingredientes disponíveis no Brasil.

Confira o calendário de eventos completo