Assista às homenagens do 50º Prêmio Kiyoshi Yamamoto

Compartilhe

Na noite do último dia 5 de novembro, no Salão Nobre do Bunkyo realizou-se a cerimônia de outorga do 50º Prêmio Kiyoshi Yamamoto ao engenheiro agrônomo japonês, Akira Kishimoto, 81 anos; ao fruticultor Fumio Hiragami, 72 anos e ao pesquisador científico Nobuyoshi Narita, 60 anos.

Esta comemoração dos 50 anos do Prêmio, que “poderia ser grandiosa, condizente com sua importância, acabou sendo restrita em termos de público devido aos protocolos sanitários da pandemia”. Essa foi a justificativa apresentada por Alfredo Tsunechiro, vice-presidente da Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto, em sua saudação representando a presidente Izumi Honda.

Foi uma cerimônia singela, prestigiada pelo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; representante chefe do Escritório da JICA em São Paulo, Masayuki Eguchi e coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Sérgio Luiz dos Santos Tutui, familiares e amigos dos homenageados.

Cada um dos homenageados, além do diploma referente à premiação também foi presenteado com produtos da Fazenda Aliança pelo presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa.

No momento da saudação dos homenageados, Kishimoto, Hiragami e Narita revelaram passagens de determinados momentos de sua trajetória que foram determinantes para consolidar o relacionamento com as atividades agrícolas.
Akira Kishimoto conta que veio ao Brasil como estagiário agrícola, chegou a trabalhar na Fazenda Monte D´Este que era administrada por Kiyoshi Yamamoto.

Já, Fumio Hiragami, conta que, aos 14 anos, quando chegou ao Brasil, ouviu de Tadashi Takenaka (proprietário da empresa em que trabalhava), que estivera no velório de Kiyoshi Yamamoto, “considerado o pai da colônia japonesa”.

Nobuyoshi Narita, filho de produtor de batatas, formado em agronomia e, depois de estudar como bolsista no Japão, só trabalhou um tempo com os pais – decidiu pela carreira de pesquisador científico seguindo os conselhos de seu mestre Chukiti Kurosawa.

Veja a história completa dos premiados acessando o livreto: pdf

Enfim, o nosso convite é para que assistam à integra da Cerimônia de Outorga do 50º Prêmio Kiyoshi Yamamato e conheçam mais sobre a trajetória dos homenageados e acompanhem a saudação das autoridades.

Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=ceFVDLpPl_8

Confira o calendário de eventos completo