Celebração: boas-vindas ao embaixador Hayashi e ao novo ano

Compartilhe

Cristina Sagara (Vice-Presidente do Pavilhão), Renato Ishikawa (Presidente do Bunkyo), Ryosuke Kuwana (Cônsul-geral do Japão em São Paulo), Teiji Hayashi (Embaixador do Japão no Brasil), Jorge Yamashita (Presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo), Agata Takiya (comissão do Pavilhão), Claudio Kurita (Presidente da Comissão do Pavilhão) e Fabiana Fujii (comissão do Pavilhão).

“Ontem, pela primeira vez, viajei de Brasília a São Paulo”, afirmou o novo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi (assumiu o cargo em dezembro de 2021), durante cerimônia de recepção, no último dia 27 de janeiro, no Salão Nobre do Bunkyo. “Fiquei muito feliz em poder visitar a cidade de São Paulo, que possui a maior comunidade nikkei no Brasil, e o Bunkyo que representa esta comunidade”, acrescentou.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar meu respeito à comunidade nikkei que tem sido uma ponte de amizade entre nossos países e tem contribuído para o fortalecimento das relações bilaterais”, continuou.

O embaixador Hayashi destacou que, antes de assumir seu cargo, visitou o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe que esteve no Brasil em 2014. “Por favor, continuem a apoiar os nikkeis e transmita meus comprimentos a eles e, sobretudo, aos nikkeis jovens”, foi a recomendação do ex-premiê Abe.

“Farei o meu melhor para apoiar as diversas atividades da comunidade nipo-brasileira a fim de desenvolver ainda mais esta comunidade”, garantiu o novo embaixador. O apoio à “geração mais jovem de nikkeis é fundamental para assegurar que os valores da comunidade sejam herdados pelas gerações futuras”.

Em sua saudação ainda lembrou que, em 2022, estará sendo comemorado os 200 anos da independência do Brasil e realizada a eleição presidencial.

O embaixador Hayashi, em sua primeira visita a São Paulo, no dia 26 de janeiro, visitou o Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera e o São Nobre do Bunkyo.

Em frente à sala de Cerimonia de Chá, pausa na visita para a audição de sankyoku com a profa. Tamie Kitahara

Renovar o espírito de superação das dificuldades

O evento, no dia 27 de janeiro foi em formato hibrido – para a cerimônia presencial, no Salão Nobre, foram convidadas cerca de 30 representantes de diversas entidades, e a transmissão on-line foi realizada pelo canal do Bunkyo Digital.

O evento, que comemorou a chegada do Ano Novo e as boas-vindas ao novo embaixador, contou com a presença dos representantes das seguintes entidades promotoras: Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo; Jun Suzaki, vice-presidente do Enkyo; José Taniguchi, vice-presidente do Kenren; Toshifumi Murata, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e Eduardo Yoshida, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. Contou ainda com a presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.

Eduardo Yoshida (presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Toshifumi Murata (presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil), José Taniguchi (vice-presidente do Kenren), Jun Suzaki (vice-presidente do Enkyo), Teiji Hayashi (Embaixador do Japão no Brasil), Renato Ishikawa (presidente do Bunkyo) e Ryosuke Kuwana (Cônsul-geral do Japão em São Paulo)

“O ano de 2022 é regido pela paciência, força, vigor, vitalidade, representado pelo animal tigre”, lembrou o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, ao proferir sua saudação. Assim, “vamos renovar nosso espírito de superação das dificuldades enfrentadas por todas as entidades, principalmente nesses dois anos de pandemia”.

Ao dar as boas-vindas ao novo embaixador, o presidente Ishikawa afirmou: “sabemos do desafio de atuar neste país de dimensão continental e que possui de uma comunidade nipo-brasileira numerosa que, apesar de estar concentrada na região sul do país, está praticamente espalhada em todos os estados brasileiros”.

Mas, ressaltou “acreditamos que sua experiência decorrente dos trabalhos anteriores junto aos países da América Latina e Caribe será determinante para o sucesso de sua gestão em nosso país”.

O evento que teve como mestre de cerimônia o vice-presidente Rodolfo Wada, na abertura exibiu a graça dos hinos nacionais do Japão e do Brasil interpretado pelos corais do Bunkyo e Paineiras. Apresentou ainda a imagem e explicação do Kadomatsu, tradicional arranjo de Ano Novo feito pela Comissão de Ikebana do Bunkyo.

No encerramento, o cantor Joe Jirata interpretou a música “Kampai” e o cônsul-geral Kuwana se encarregou do brinde.

A Comissão de Gastronomia do Bunkyo preparou o “Shinnenkai Obentô” que os convidados puderam levar para suas casas. O público em geral também pôde encomendar o obentô e retirá-lo no Bunkyo.

Assista à integra do evento no link:

Breve currículo do embaixador Hayashi

Nascido em 27 de setembro de 1965, o embaixador Teiji Hayashi, é formado em Direito pela Universidade de Tóquio e mestrado em Estado Europeu pela Universidade Politécnica de Madri, Espanha.

Ingressou no MOFA – Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1988, no mesmo ano de sua formatura na Universidade de Tóquio.

A seguir, os principais cargos ocupados antes de assumir a Embaixada do Japão no Brasil, em dezembro de 2021.

– em 1988, ingressou no MOFA;

– 1997 – Diretor-Adjunto Principal, Segunda Divisão de Assuntos sobre América Latina e o Caribe do MOFA;

– 1999 – Examinador-Adjunto de orçamento de defesa, Ministério da Fazenda;

– 2002 – Conselheiro, Embaixada do Japão na Argentina;

– 2004 – Conselheiro, Delegação Japonesa junto ao OCDA;

– 2008 – Diretor, Divisão de Assuntos sobre Propriedade Intelectual, MOFA;

– 2009 – Diretor, Divisão de Planejamento de Diplomacia Pública, MOFA;

– 2011 – Diretor, Divisão de Parceria Econômica (APE), MOFA;

– 2013 – exercício cumulativo, com a função de negociador da TPP, Sede da TPP, Secretariado do Gabinete;

– 2014 – Ministro, Embaixada do Japão na República Popular da China;

– 2017 – Ministro-Assistente Adjunto (Departamento de Assuntos Econômicos e Departamento de Assuntos sobre América Latina e o Caribe), MOFA Sub-Sherpa para o G7 e o G20 

– 2019 – Ministro-Assistente Adjunto Principal (Assuntos Parlamentares) em exercício cumulativo, com a função de Oficial Principal de Registros, MOFA;

– 2020 – Ministro-Assistente para Assuntos sobre América Latina e o Caribe;

– 2021- Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil

Confira o calendário de eventos completo