Encontro com o novo embaixador do Japão, Teiji Hayashi

Compartilhe

Embaixador Hayashi (centro) do lado dos presidentes Ishikawa (esq.) e Yamashita. Entre eles, destacam-se dois desenhos em estilo suibokuga: o de formato retangular é de autoria do embaixador Hayashi e o quadrado, de seu mestre.

Neste último dia 10 de janeiro, os representantes do Bunkyo estiveram em Brasília com o novo embaixador do Japão, Teiji Hayashi, que assumiu o posto no último dia 3 de dezembro. Participaram do encontro, com cerca de três horas, realizado na residência oficial, os presidentes Renato Ishikawa (da Diretoria Executiva) e Jorge Yamashita (do Conselho Deliberativo).

“Foi uma oportunidade excepcional” afirmou o presidente Ishikawa, “além de vários temas sobre a comunidade nipo-brasileira, falamos sobre a história do Bunkyo, sobre o nosso plano para 2022, o relacionamento com as nossas diretorias regionais e outras entidades, como também sobre a nossa prioridade em relação aos jovens”.

“Foi uma recepção excelente e calorosa”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Jorge Yamashita, “e a nossa conversa também foi excelente e bastante produtiva. Sentimos a disposição dele em incrementar e implementar o apoio do governo japonês e trabalhar para a melhoria cada vez maior no relacionamento entre o Bunkyo e demais entidades junto ao governo japonês”.

Entre as conversas, o embaixador Hayashi contou que tem como hobby a pratica do desenho em estilo “suibokuga” – tradicional arte oriental de pintura monocromática feita com pincel, tinta sumi e água. 

O presidente Ishikawa contou que convidou o embaixador Hayashi para visitar São Paulo e ministrar uma palestra no Bunkyo. Na ocasião, o diplomata informou que, antes de viajar ao Brasil, visitou o ex-premiê Shinzo Abe e que este encarregou-o de “transmitir um recado para a comunidade nikkei e em especial, aos jovens”.

Confira o calendário de eventos completo