Kenjiro Ikoma: Alma de Fogo

Compartilhe

Uma das raras oportunidades para conhecer a coleção de obras produzidas pelo ceramista Kenjiro Ikoma. Trata-se da exposição “Alma de Fogo” com a cerimônia de abertura no próximo dia 2 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 18h, no Salão Nobre do Bunkyo, Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade.

Com a “Alma de Fogo”, que junta exposição e lançamento do catálogo com cerca de 50 imagens de suas obras feitas por Jailson Leal, Ikoma comemora os 40 anos dedicados à arte cerâmica.

Kenjiro Ikoma, um dos nomes destacados da Comissão de Arte Koguei do Bunkyo (foi presidente durante vários anos), natural da província Mie, emigrou ao Brasil em 1973, aos 24 anos de idade, e começou a cerâmica a partir das lições de Masumi Tsuchimoto (escultor, pintor e ceramista japonês).

Casado com Chihiro (costureira aposentada, sua especialidade era costurar hakama), tem três filhos: Eliana, Mariana e Américo.

Em seu ateliê, em Itapecerica da Serra, Ikoma construiu em 1981 o primeiro forno anagama do Brasil (forno a lenha em forma de um túnel, tem câmara única de queima). Lá se dedica à criação de suas obras e ministra aulas a um crescente números de alunos, todos eles sempre envolvidos por sua simplicidade e ensinamentos práticos.

Em torno de sua bancada, parece um laboratório do “Prof. Pardal” – uma série de apetrechos de madeira e metal que ele foi criando para auxiliar a montagem de suas cerâmicas. Quando começou há 40 anos, não havia nada e foi preciso desenhar as peças e encomendar sua confecção aos amigos, conta Ikoma.

Na bolsinha que traz à cintura, sempre tem papel e lápis para anotar alguma “receita” de barro, verniz ou queima e compartilhar seu conhecimento com o interlocutor. “O sensei (professor) é uma pessoa sem limite de sua generosidade”, reconhecem os alunos.

Talvez seu único apego seja suas obras – “sei que ele não gosta muito de vendê-las, mas, nesta exposição algumas delas estarão sendo colocadas à venda”, anuncia Américo, o filho caçula (e motorista!) do ceramista.

Serviço

Kenjiro Ikoma: Alma de Fogo
Exposição e lançamento de catálogo

Abertura – dia 2 de fevereiro, das 18h às 21h.

Exposição – dias 3 e 4 de fevereiro, das 14h às 18h / dias 5 e 6 de fevereiro, a partir das 10h às 18h.

Local – Salão Nobre do Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – 2º andar – Liberdade – SP

Confira o calendário de eventos completo