Graziela Tamanaha assume a presidência da Comissão de Jovens do Bunkyo

Compartilhe

Graziela Tamanaha, nova presidente da Comissão dos Jovens do Bunkyo, após a assinatura do termo de posse, e o presidente do Bunkyo Renato Ishikawa

A tarde de sábado, no ultimo dia 2 de abril, cerca de 110 convidados Comissão de Jovem do Bunkyo – CJB (Seinem Bunkyo) lotaram o Salão Nobre para uma concorrida cerimônia.

Foi um dia especial para a nova diretoria da CJB presidida por Graziela Tamanaha e formada pelos vice-presidentes Lucas Barbosa Vellardi e Lara Kimie Monteiro Kinsui; secretária geral Carolina Kikugava; diretora de Comunicação e Marketing Isabela Chiam; diretor Financeiro Armin Ovca Fischer; diretoras de Recursos Humanos Isabela Falcão e Ingrid Gonçalves; diretor de Projetos Douglas Mitsuyuki Ito e diretor de Patrimônio Thiago Massanori Miyamoto.

A CJB que, durante a pandemia, em 2020 e 2021 esteve sob a presidência de Rafael Pettersen; em 2022 será liderada por uma mulher: Graziela, 26 anos, sansei, membro da Comissão desde 2016. 

Na condução da cerimônia esteve Érika Yamauchi – que já presidiu a Comissão de Jovens, em 2004 – e atualmente é um dos importantes nomes na organização do Festival do Japão promovido pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren.

Apresentação dos alunos da Escola de Shamisen Sankyu na cerimônia de posse

A cerimônia, em formato presencial e transmissão digital, abriu com uma apresentação de músicas tradicionais japonesas pelos jovens alunos da Escola de Shamisen Sankyu. Ao final, junto com os aplausos, Érika anunciou que esta foi uma das primeiras apresentações públicas do grupo. A proposta da escola, afirma, é “tornar os instrumentos tradicionais japoneses mais acessíveis ao público”. Além de shamisen, são ministradas aulas de minyo, shinobue, shakuhachi e sanshin.

Após os hinos nacionais seguiu-se o ritual de transmissão que incluiu assinaturas dos presidentes Renato Ishikawa e Graziela Tamanaha no livro com os termos de posse e colocação da insígnia no peito dos novos membros da diretoria.

A nova presidente, em sua saudação, historiou sua trajetória junto às entidades nipo-brasileiras e sua “percepção” relacionada à cultura japonesa. Em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa, esteve no Bunkyo com a família para acompanhar a homenagem Hakujusha Hyoushou prestada aos imigrantes com acima de 99 anos de idade: sua obá (avó) foi uma das homenageadas.

Em 2014 atuou como voluntária no Festival do Japão e ficou encantada com tudo que viveu e viu durante o evento, tanto que em 2016 decidiu entrar na Comissão de Jovem dos Bunkyo.

Ao finalizar a saudação, as palavras foram de otimismo: “temos um longo ano pela frente com a retomada das atividades e os eventos sendo realizados de forma híbrida, mas tenho certeza que juntos conseguiremos”.

Presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio

Palavras dos “sempais” (veteranos)

O primeiro convidado para as saudações foi o presidente da Fundação Kunito Miyasaka e vice-presidente do Bunkyo, Roberto Nishio, que representou todos os patrocinadores da CJB.

Discreto, ele sempre tem algum comentário bem humorado e elegante dirigido aos seus interlocutores. Começou sua saudação, afirmando que tem participado de várias cerimônias de posse de diretorias, mas “os jovens nos ensinam a cada dia. Nunca tivemos uma cerimônia como essa para marcar a posse de nossa diretoria. A gente vai lá, assina o papel e só. Acho que somos um pouco teimosos e não aprendemos ainda”, conclui, para dizer da “grande honra de poder participar dessa cerimônia”.

Lembrou que a Fundação Kunito Miyasaka, da qual preside, foi criada no momento em que o Banco América do Sul foi vendido, com a finalidade de contribuir com as atividades culturais das entidades nipo-brasileiras.

Nesse sentido, além de patrocinar a Revi – Fórum Nacional dos Jovens Líderes das Entidades, também faz questão de participar pessoalmente dos encontros. “Para realizar as atividades, sempre ficam sentados no chão. Eles já sabem que, se eu sentar, não vou conseguir me levantar. Os jovens são muito atentos – sempre me providenciam uma cadeira!”

Admite que, como vice-presidente não deveria se manifestar publicamente que “tem uma preferência indisfarçável pela Comissão de Jovens”. Cita como exemplo o presidente anterior, Rafael Pettersen, que, “esteve firme na presidência da Comissão, em plena pandemia, nesse período de muitos sacrifícios”. De acordo com ele, “foi um tempo de muito trabalho, envolvendo os jovens e a diretoria e que engrandeceu a entidade”.

E, completou: “Nós, como nossos cabelos brancos, estamos no final da carreira como voluntários, e vamos com orgulho esses jovens em nossa retaguarda, que vão nos suceder”.

Discurso da diretora de comunicação do Bunkyo, Patrícia Takehana

Já a diretora de Comunicação e Marketing, Patrícia Takehana, que representou o Comitê de Jovens, ressaltou a importância da Comissão dos Jovens: “vocês têm um papel fundamental dentro do Bunkyo, a responsabilidade de ser a porta de entrada para os novos membros, outros jovens. Assim, além de recepcionar pessoas que querem conhecer a comunidade, tem de fazê-los se encantar pela nossa cultura”. E, ressalta, “a Comissão de Jovens está em muito boas mãos, todos estão muito bem preparados para assumir esta gestão”.

Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana

Gratidão e empoderamento

“Gostaria de expressar minha gratidão aos membros jovens do Bunkyo por seus esforços contínuos para a preservação e divulgação da cultura japonesa e dos valores japoneses”, afirmou o cônsul-geral Ryosuke Kuwana. Prosseguiu: “e minha gratidão a outros membros, não tão jovens, por dar espaço e apoio para a juventude trabalhar livremente”.

Reconheceu ainda que, “no ápice da pandemia, os jovens, liderados por Rafael Pettersen, trabalharam arduamente para realizar virtualmente o Bunka Matsuri, o Haru Matsuri, apresentando novas perspectivas e possibilidades ao Bunkyo”. E, ressaltou que o Consulado sempre está disposto a apoiar as atividades da Comissão dos Jovens e tem grande expectativa em trabalhar em conjunto com a nova gestão.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa

O presidente Renato Ishikawa, disse estar feliz em participar da cerimônia e fez questão de congratular o “empoderamento” das mulheres. Também ressaltou a presença marcante que não nikkeis na nova diretoria e na plateia – “isso tem um significado muito grande, são amantes e valorizam a cultura japonesa”.

Afirmou que, desde que assumiu a presidência, “assim como todos os diretores, entre as várias prioridades, tem buscado incentivar o protagonismo dos jovens na entidade e o resultado tem sido sensacional”. Ao mesmo tempo, afirmou “tem dado grande ênfase ao relacionamento com as pessoas e as entidades”.

Em sua saudação, reconheceu que o Bunkyo tem dado passos importantes para modernização e uso do sistema digital “graças à força dos jovens e dos diretores jovens que têm proporcionado grande aprendizado para nós, veteranos”. Destacou que, atualmente, na diretoria, são 10 jovens diretores, ou seja, com menos de 40 anos de idade.

Embaixador do Japão, Teiji Hayashi
Celso Mizumoto (à dir.) homenageando Rafael Pettersen

O encerramento das saudações foi realizado com a mensagem do embaixador do Japão, Teiji Hayashi: parabenizou a nova gestão e agradeceu a dedicação da diretoria anterior e disse que sua expectativa é “com a chegada do pós-pandemia para poder manter contato mais próximo com vocês”.

Na sequência, Celso Mizumoto, presidente da Comissão de Administração do Kokushikan, foi encarregado de homenagear o ex-presidente Rafael Pettersen, “por sua brilhante gestão”. De acordo com Mizumoto, “foram dois anos muito difíceis, que exigiram tomadas de decisões corajosas em um ambiente de insegurança e sentimos seu importante respaldo”. Nesse cenário incerto, o homenageado “exerceu forte liderança na Comissão” e “agregou todos os membros”, acrescentou.

Teruco Kamitsuji (considerada a “mãe dos Jovens”) discursando antes do “kampai”

Antes do “kampai” liderado pela diretoria social Teruco Kamitsuji (considerada a “mãe dos Jovens”), a presidente recém-empossada homenageou três pessoas: Patrick Dias representando os membros da Comissão e todos os voluntários, Rafael Pettersen, sua mãe Elisa Nakamura Tamanaha e seu namorado, Vinicius Gonçalves de Oliveira.

Confira o calendário de eventos completo