Condecorados da Primavera: presidente Renato Ishikawa e general Obara

Compartilhe

O governo japonês anunciou os nomes de sete personalidades do Brasil que serão outorgados com a Condecoração da Primavera.

Dois condecorados foram indicados pelo Embaixada do Japão em Brasília: Carlos Magno Campo da Rocha com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, residente em Formosa (GO) e General Akira Obara com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta.

Pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, o presidente do Bunkyo Renato Ishikawa foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta e Roberto Gianetti da Fonseca também com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta.

O condecorado do Consulado Geral do Japão em Curitiba é Satio Kayukawa com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, residente em Apucarana (PR).

Do Consulado Geral do Japão em Manaus, o condecorado é Mutsuo Kanehira Sato com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, residente em Manaus.

Já o Consulado Geral do Japão em Recife terá uma mulher como condecorada – Ângela Tamiko Sato Tahara com Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, residente em Salvador (BA).

Quem são os Condecorados

Acompanhe a seguir, as informações dos condecorados:

Carlos Magno Campos da Rocha, 70 anos, residente em Formosa (GO), condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço. Foi presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e Chefe Geral do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados – CPAC.

Entre os principais fatos meritórios reconhecidos pelo governo japonês estão: de 1988 a 1989, Chefe Geral do CPAC, a agência de implementação do PRODECER (Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados), onde dedicou-se à realização de pesquisas de vanguarda e ao estabelecimento de métodos agrícolas apropriados ao cerrado brasileiro. Como resultado de seus esforços naquele Programa de Cooperação entre Japão e Brasil, contribuiu para o desenvolvimento, aplicação e difusão de técnicas agrícolas inovadoras na região central do Brasil, especialmente nos estados da Bahia e Mato Grosso.

Como Presidente da Embrapa, de 1989 a 1990, trabalhou na coordenação entre agências nacionais, estaduais e privadas para a implantação do PRODECER, o que contribuiu para o aumento da produtividade agrícola em um curto período de tempo e para maior eficácia nas previsões de desastres climáticos. O programa também fomentou a amizade e a confiança entre os povos japonês e brasileiro, estabelecendo as bases para a transferência de tecnologias entre os dois países.

Além disso, liderou a implementação do Programa de Pesquisa de Conservação Agroambiental do Cerrado e do Estudo de Monitoramento Ambiental do Cerrado, entre 1996 e 1999, trabalhando com diligência e entusiasmo no desenvolvimento de tecnologias agrícolas sustentáveis e ambientalmente amigáveis, tendo êxito na implantação de técnicas agrícolas e agropecuárias integradas à conservação de recursos naturais e reduzido impacto ambiental. Estas técnicas inovadoras foram divulgadas amplamente no Brasil como um bem público, e tornaram-se base importante para a divulgação da cooperação entre o Japão e o Brasil.


Akira Obara, 82 anos, residente em São Paulo, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Foi General-de-Brigada do Exército Brasileiro Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste Comandante da Aviação do Exército.

Entre os principais fatos meritórios, o governo japonês destaca que foi o primeiro nipo-brasileiro a ascender ao generalato no Exército Brasileiro, em 1995, contribuindo especialmente para o incremento do prestígio dos nipo-descendentes na sociedade brasileira. Em 1997, foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, sendo o responsável pela segurança geral da comitiva de Suas Majestades o Imperador e a Imperatriz do Japão durante sua visita ao Brasil. Em 1998, foi nomeado Comandante da Aviação do Exército e aposentou-se em 2000.

Além disso, tem se empenhado para o fortalecimento das relações de amizade entre Japão e Brasil por meio de uma série de atividades, como a organização de uma delegação brasileira que viajou ao Japão, sendo recebida em audiência por Sua Majestade o Imperador e realizando trabalhos de limpeza no Palácio Imperial; a campanha de arrecadação de doações para a construção de um monumento de autoria da artista plástica Tomie Ohtake, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; organização também da visita às regiões afetadas pelo Grande Terremoto do Leste do Japão, representando as associações das províncias de Fukushima e de Miyagi em São Paulo, dentre outras atividades.


Renato Ishikawa, 83, residente em Barueri (SP), condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, foi Presidente do Hospital Japonês Santa Cruz.

 Entre os principais fatos meritórios, como presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, desde abril de 2019, vem colaborando para a preservação e difusão da cultura e valores japoneses no Brasil. Tem contribuído ativamente para o fortalecimento da identidade nikkei, atuando em diversas atividades dentro e fora do Brasil, como do 20º COPANI (Convenção Panamericana Nikkei), além de promover visitas a diretores de associações locais e a estados no Nordeste, como a Bahia.

Em meio à pandemia, foi um dos pioneiros na adaptação das atividades de entidades à modalidade online, obtendo grande sucesso na divulgação da cultura japonesa e no recrutamento de jovens por meios digitais. Entre 2012 e 2021, como presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, realizou reformas inovadoras para melhorar a eficiência na prestação de cuidados e serviços médicos, como a implantação do Sistema Toyota de Produção pela primeira vez em um hospital no Brasil. Contribuiu também para a melhora da assistência hospitalar a nikkeis e expatriados japoneses no Hospital, através de esforços para aumentar a capacitação do atendimento médico em japonês, incluindo orientações no idioma.

Além disso, demonstrou suas habilidades como empresário obtendo grande reconhecimento e sucesso. De 1984 a 2002, ocupou os cargos de diretor, vice-presidente e presidente na NEC Latin America S.A., revelando seu talento como homem de negócios na resolução de problemas, contribuindo para maior desenvolvimento da empresa. Também, foi o primeiro presidente nikkei da companhia, fomentando a realização de atividades que aumentaram o destaque dos nikkeis no Brasil, assim como o intercâmbio entre o Japão e o Brasil.


Roberto Giannetti da Fonseca, 72 anos, residente em São Paulo (SP), condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Foi Secretário Executivo da CAMEX e Diretor-Titular do DEREX/FIESP.

Roberto Giannetti da Fonseca foi Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), órgão vinculado à Presidência da República, no período de 2000 a 2002, durante o segundo mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1999–2002). Como chefe do Departamento de Política Comercial do Governo Brasileiro, foi responsável pela implementação e coordenação de políticas e atividades que promoveram a melhoria da produtividade e competitividade das empresas brasileiras no mercado externo.

Durante seu mandato como Secretário-Geral da CAMEX, visitou o Japão diversas vezes, trabalhando para viabilizar a exportação de etanol e aeronaves brasileiras ao Japão, além de deliberar sobre eventuais negociações para o Acordo de Parceria Econômica entre Japão e Brasil junto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, contribuindo para o aprofundamento das relações econômicas entre os dois países. Encarregado como Diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEREX – FIESP) por cerca de 10 anos, entre 2004 e dezembro de 2013, contribuiu para fortalecer as relações econômicas Japão-Brasil ao atuar como especialista em economia japonesa no mundo empresarial brasileiro.


Satio Kayukawa, 78 anos, residente em Apucarana (PR), foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Foi Presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana.

Entre os principais fatos meritórios, foi vereador de Apucarana por sete mandatos – o mais longo da história local –, sendo dois deles como Presidente da Câmara Municipal. Foi responsável por diversas obras e ações, entre elas a inclusão do “Dia da Imigração Japonesa” ao calendário oficial da cidade, contribuindo não somente para o entendimento mútuo entre o Japão e o Brasil, mas também para a promoção do sentimento de simpatia e admiração pelo país do sol nascente.

Como presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana por três gestões, foi o idealizador e organizador do 1º Sakura Matsuri, contribuindo para a preservação e difusão da cultura japonesa no estado do Paraná. Além disso, auxiliou no intercâmbio entre escolas e universidades agrícolas de Apucarana e da Província de Hyogo, recepcionando alunos e professores, bem como oferecendo áreas para a realização das atividades promovidas pelo programa, contribuindo para o fomento do intercâmbio entre os dois países no setor agrícola.


Mutsuo Kanehira Sato, 77 anos, residente em Manaus (AM) foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata. Foi Presidente da Associação Comunitária Nipo-Brasileira Efigênio de Sales e Presidente da Cooperativa Agrícola Mista Efigênio de Sales.

Entre os principais fatos meritórios, destacam-se a contribuição, por muitos anos, com as atividades da Associação Comunitária Nipo-Brasileira Efigênio de Sales, localizada na região norte de Manaus. Promoveu a melhoria das instalações e do funcionamento do edifício da associação, com o intuito de proporcionar um espaço onde os membros associados pudessem se reunir com mais comodidade, promovendo uma melhor interação entre os seus integrantes.

Durante sua presidência, por conta própria, realizou inúmeras visitas às residências de cada associado espalhadas pela área da colônia, contribuindo para o aumento da solidariedade e a maior interação entre seus membros. Também atuou durante muitos anos como técnico da equipe de beisebol local. Ao mesmo tempo, contribuiu para difundir os valores japoneses e a cultura japonesa através do esporte, colaborou para harmonizar a relação da comunidade com a sociedade brasileira, impulsionando intercâmbios com os residentes locais e das demais regiões.

Ainda, na Cooperativa Agrícola Mista Efigênio de Sales, tomou iniciativas para facilitar a comunicação com os membros, que são filhos de imigrantes e não dominavam a língua japonesa, criando o alicerce para a alternância de gerações da comunidade nikkei da colônia. Como presidente da Cooperativa, também tratou de diversas questões relacionadas à gestão da entidade.


 Ângela Tamiko Sato Tahara, 75 anos, residente em Salvador (BA) foi condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Foi Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

A condecorada, em 1990, ingressou no Mestrado em Educação no Curso de Enfermagem da Universidade de Chiba, no Japão e durante o período de 1º de abril de 1991 a 30 de setembro de 1994, atuou como professora assistente visitante na Universidade de Tóquio. Nesse interim, apresentou vários estudos em conferências acadêmicas, sendo os resultados publicados em revistas japonesas especializadas. Também aprofundou uma das pesquisas que ela própria realizou no Japão e, em dezembro de 1997, teve suas conclusões publicadas em uma revista brasileira de enfermagem, contribuindo substancialmente para a melhoria da qualidade da enfermagem no Brasil.

Em dezembro de 1998, obteve o Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Tóquio. Por várias vezes apresentou suas conquistas e experiências aos profissionais médicos do Brasil. Em maio de 1999, em seminário realizado pelo Ministério da Saúde do Brasil, pôde compartilhar e dialogar sobre o que aprendeu durante o intercâmbio que realizou no Japão com representantes do corpo médico de cada estado brasileiro.

Em 2014, participou do Seminário Internacional de Geriatria, promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, recebendo para este evento professores da Universidade Nihon e da Universidade Shizuoka, onde se debateu sobre a situação da geriatria e gestão de seguro saúde no Japão. Dessa forma, muito apoiou a promoção do intercâmbio acadêmico e pessoal entre o Japão e o Brasil no campo da enfermagem.

Confira o calendário de eventos completo