Cerimônia de agradecimento aos subsídios da JICA e MOFA

Compartilhe

Cerimônia de agradecimento, com homenagem à JICA e MOFA

Na noite do último dia 19 de maio, cerca de 30 pessoas estiveram reunidas no Salão Nobre para um encontro muito especial – toda a diretoria do Bunkyo e representantes de algumas comissões participaram da cerimônia de agradecimentos dedicada aos representantes da JICA – Agência Internacional de Cooperação do Japão e do MOFA – Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão/Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Na sala da presidência, a recepção aos convidados

O evento teve como objetivo apresentar os agradecimentos do Bunkyo aos representantes japoneses pelos subsídios destinados à entidade durante o ano passado. Da JICA os recursos foram destinados a seis projetos:

1-  Acessibilidade do Edifício Bunkyo | à dir. uma das obras : rampa de acesso

2-  Operação do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) | à dir. os convidados  visitam o local de atividades da CCPI

3-  Produção da TV Bunkyo com uma série de 20 episódios lançados no canal do YouTube Bunkyo Digital

4-  Montagem do Museu de Arte Virtual –  Museu de Arte Bunkyo

6- Bunka Matsuri Edição de Verão no Parque Bunkyo Kokushikan em São Roque

Do MOFA os recursos foram para o projeto Modoritai dedicado aos jovens decassegui (com uma série de 5 vídeos).

Reproduzir vídeo

“Todos nós, representando o Bunkyo, desejamos expressar nossa profunda gratidão pelos subsídios”, destacou o presidente Renato Ishikawa em sua saudação, acrescentando que “foram relevantes para impulsionar novos passos e criar novo ânimo na entidade”.

Ao finalizar, salientou: “neste momento de pós-covid em que tentamos retomar nossas atividades, os desafios continuam imensos”, acrescentando que, “para nós, e para a grande parte das organizações nikkeis, o apoio dos órgãos japoneses é de extrema valia”.

O cônsul-geral Ryosuke Kuwana, afirmou que o apoio do MOFA à comunidade nikkei, foi bastante modesta se comparado com os recursos encaminhados pela JICA, admitindo que “não merecia tantos elogios e agradecimentos”.

No entanto, ressaltou que “o Consulado está de portas abertas para a comunidade nikkei” e pediu para que o “Consulado, a JICA e o Bunkyo continuassem mantendo esse laço de cooperação cada vez mais forte”.

Masayuki Eguchi, representante chefe do Escritório da JICA, enfatizou a antiguidade do relacionamento e a parceira com o Bunkyo – lembrou que a JICA já ocupou o 6º andar do Edifício Bunkyo, de 1978 até 1995. “E mesmo depois de ter deixado esse espaço, sempre tem mantido um ótimo relacionamento”, complementou.

Além do descerramento de placa no elevador instalado ao lado do palco do Grande Auditório, foi feita a entrega solene das placas de agradecimentos aos representantes da JICA e Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Depois do “kampai” conduzido por Jorge Yamashita, presidente do Conselho Deliberativo, foi servido o jantar, em formato de “obentô”, preparado especialmente pela Comissão de Divulgação da Gastronomia Japonesa do Bunkyo.

Confira as fotos no salão nobre :

Durante a cerimônia foram exibidos vídeos sobre a realização dos projetos apoiados pela JICA e pelo MOFA. Assista a íntegra no link:

Confira o calendário de eventos completo