Confira as próximas atrações da Gastronomia no Bunkyo

Compartilhe

Presidente da comissão de gastronomia - Teruco Kamitsuji ao lado de um bom Ramen

Era de tarde na cozinha do primeiro andar do Bunkyo, 18 de abril, quando Michele Dupont, mais conhecida como “Ramen Girl” preparava o caldo Tonkotsu para a filmagem do dia seguinte.

Enquanto isso, outros chefs de prestígio na gastronomia japonesa, como Mary Sugimoto – Vice-Presidente da Comissão de Gastronomia do Bunkyo –, preparavam seus pratos no Centro de Gastronomia e Culinária, ao lado do Espaço Cultural Bunkyo.

Essa movimentação frenética aconteceu nos dias 18 e 19 de abril, envolvendo os atores que vão atuar nas próximas séries dos programas gastronômicos a serem exibidos no Bunkyo Digital, canal de YouTube, ao longo do ano, entre os dias 26 de maio e 15 de dezembro (confira as datas de estreia no final da matéria).

A Comissão de Gastronomia, presidida por Teruco Kamitsuji, convidou para a próxima série dos vídeos da Gastronomia nove chefs:

– Telma Shiraishi  | Kushiague

– Anderson Shimabukuro | Missô Tebichi

– Mary Sugimoto | Nikujaga

– Cristiane Sampei | Tsubuan + Zenzai

– Marlene Fukushima | Ozouni

– Joe Hirata | Purê de Kabocha com Missô

– Bernadete Megumi | Tofu Steak

– Michelle Dupont | Tonkotsu Lamen

– A Chef japonesa, Akiko Ishizu, enviará a apresentação gravada de seu prato – Soboro Bento, direto do Japão.

Michelle, a "Ramen Girl" com seu tonkotsu lamen, ao lado de Teruco e Joe Hirata à esq. e da chef Bernardete à direita.

“Ramen Girl” e Joe Hirata  com a cozinha oriental

No meio do corre-corre, dois chefs nos contaram sua história com a culinária japonesa : a chef curitibana Michele Dupont, conhecida como “Ramen Girl” e o conhecido cantor Joe Hirata, também exibindo sua perfomance culinária.

Michele Dupont, que morou no Japão entre 2008 e 2013, prefere ser chamada de “Ramen Girl” ao invés de “Lamen Girl” – ela justifica “o termo Lamen tem origem chinesa e “Ramen”, japonesa, pois na língua japonesa não existe a letra L.

Ela conta que, nesta imersão na cultura e tradição no Japão, teve “um caso de amor com o Lamen”, assim como no filme Ramen Girl (O Sabor de Uma Paixão), estrelado por Brittany Murphy. Michele fez diversos amigos japoneses e o grupo se reunia semanalmente para cozinhar: “Numa dessas ocasiões, um colega nosso preparou o Ramen, só que ele fez com caldo de frango, então, aprendi várias técnicas, não refogar o frango antes, não colocar cebola refogada, toda essa parte do caldo”.

A parte da harmonização dos temperos japoneses, conta, aprendeu no Japão, porém, a parte técnica da química e da física dos alimentos, aprendeu na Faculdade de Gastronomia que cursou, aqui no Brasil: “Eu utilizei e aperfeiçoei o que eu já sabia para o preparo do meu Ramen”.

O Tonkotsu Lamen que preparou para a série tem um caldo bem forte, estilo Hokkaido (a base é a carne suína com osso, rica em colágeno e proteínas).

Em Fukuoka este prato também é bastante famoso: “É um estilo de prato que nós chamamos de restaurador”. Os japoneses costumam sair do trabalho e comer este prato, ou comem antes do trabalho, pois é uma refeição completa, rica em colágeno, minerais, proteínas, vitaminas: “É um prato que, depois de comer, dá para ficar horas em jejum”.

Conforme à tradição japonesa, o prato tem que ser bonito aos olhos, bonito ao paladar, bonito ao aroma: “Primeiro temos que comer com os olhos, isso é fato, mesmo que o aroma seja predominante, então, também fiz um curso de Ikebana no Japão para aprender sobre o equilíbrio dos elementos”.

Atualmente, a “Ramen Girl” vive na ponte aérea entre São Paulo e Curitiba, divulgando seus cursos de culinária e sua especialidade gastronômica, o Lamen. Ela está cursando pós-Graduação em História da Alimentação. Seu TCC será sobre a “alimentação dos imigrantes japoneses e a contribuição que eles trouxeram à culinária brasileira”.

O cantor Joe Hirata foi um dos convidados a participar da nova série da Gastronomia

Chef cantor na cozinha

Joe Hirata, conhecido cantor da comunidade nipo-brasileira, também se aventura, nas horas vagas, como Chef. Ele começou a cozinhar como uma “necessidade de sobrevivência” na época de faculdade, quando morava numa república em Curitiba: “Curitiba é muito frio e as tarefas na república eram divididas, então, preferi cozinhar para não ter que lavar a louça, já que a água era geladíssima”.

Ele aprendeu a cozinhar com sua mãe, aos finais de semana, quando voltava a Maringá, sua terra natal: “Ficava do lado dela espiando, pois mamãe sempre cozinhou muito bem, tem uma mão maravilhosa para a comida”. Retornando a Curitiba, usava seus colegas de república como cobaias: “Nem sempre eu acertava de primeira”.

Ele explica que os brasileiros mais jovens, que já cresceram com essa variedade de pratos e bowls orientais, “não fazem ideia de que grande parte desses alimentos foram trazidos pelos imigrantes japoneses”.

Sobre o prato que preparou, ele conta que o Missô Kabocha é uma receita de família, pouco conhecida entre a comunidade nipo-brasileira: “É uma tradição da família Hirata, e não apenas o Kabotcha com Missô, como também a Mandioca brasileira com Missô, combinação com sabor maravilhoso”.

A série Gastronomia no Bunkyo é patrocinada pela Fundação Kunito Miyasaka, Sakura Nakaya Alimentos, Agro Comercial Hiragami Ltda, Quickly Travel Agência de Viagens e Turismo e Rosa & Tocha Viagens e Turismo Ltda.

Confira as datas da série de 9 apresentações dos Chefs convidados pela Gastronomia no canal do YouTube Bunkyo Digital:

Assista no YouTube https://www.youtube.com/BunkyoDigital , estreia às 20h nas datas abaixo:

26/05/2022 Joe Hirata  |  Purê de Kabocha com Missô (purê de abóbora japonesa, de sabor levemente adocicado com pasta de soja)
30/06/2022 Anderson Shimabukuro  |  Missô Tebichi (Receita típica de Okinawa com as patas dianteiras do porco temperadas com pasta de soja )
28/07/2022 Michelle Dupont  |  Tonkotsu Missô Ramen (Lamen com caldo tonkotsu: rico, encorpado e saboroso feito com osso de porco)
25/08/2022 Cristiane Sampei  |  Tsubuan + Zenzai (sopa japonesa feita com feijão azuki doce com mochi / bolinhos de massa de arroz glutinoso )
29/09/2022 Bernadete Megumi  | Tofu Steak (“bife” vegano de tofu)
27/10/2022 Akiko Ishizu  |  Soboro Bento (obento colorido  / “marmita japonesa” com carne moida de frango refogado, ovos mexidos e legumes)
24/11/2022 Mary Sugimoto  | Nikujaga (cozido japonês de carne com batatas)
01/12/2022 Marlene Fukushima  |  Ozouni (Sopa de mochi de Ano Novo da sorte)
15/12/2022 Telma Shiraishi  |  Kushiague (espetinhos empanados)

Confira o calendário de eventos completo