Inscrições prorrogadas do concurso Enikki (diário ilustrado)

Compartilhe

Instituído o Concurso Bunkyo-Ciate: “Ser Brasileiro no Japão”, em formato de “enikki” (diário ilustrado) e que oferece um computador laptop ao vencedor.

A Comissão Projeto Network lançou, no último dia 26 de fevereiro, a 2ª edição do Concurso Enikki ao iniciar a “Semana de Educação e Trabalho – Brasil e Japão”, organizado pelo Projeto Network.

“Em 2020, ao comemorar os 30 anos do movimento decasségui, promovemos o concurso enikkei e ficamos muito animados com o sucesso da iniciativa”, afirma Yoshio Yoshizane, presidente da Comissão Projeto Network, “agora, queremos repetir essa experiência bem-sucedida”, acrescenta.

A exemplo da edição anterior, “queremos dar voz aos inúmeros personagens que vivenciaram esta rica experiência de residir no Japão”, continua Yoshizane, ressaltando que a proposta é de utilizar o formato de “diário ilustrado” que, no Japão, é conhecido como “enikki” e tem uma história que vem desde a Era Heian (794/1185).

“Esta é uma experiência muito especial, própria de quem viveu no Japão por certo tempo, seja como estudante, seja acompanhando os estudos das crianças”, acrescenta Yoshio Yoshizane.

O Concurso Bunkyo-Ciate: “Ser Brasileiro no Japão” busca reunir trabalhos que abordem situações que envolvam as experiências do dia-a-dia, as reflexões sobre a vivência no Japão e/ou Brasil, ou outras passagens relevantes.

O formato para a apresentação do trabalho é o “enikki” que combina texto e ilustração e tem sido adotado no ensino fundamental japonês. O enikki já era utilizado desde a Era Heian (794/1185) como meio para a nobreza descrever acontecimentos passados e/ou registrar as paisagens de suas viagens. Também foi muito empregado por cientistas e estudiosos para ilustrar costumes e culturas diferentes de outros países.

Atualmente, há um grande incentivo para que, não somente as crianças, como também os adultos adotem o enikki como forma de expressão. Ou seja, a ilustração como complemento das palavras para melhor expressar aos pensamentos e/ou sentimentos.

Trabalhos enviados na edição anterior do concurso enikki em 2021, respectivamente: “Minha vida no Japão” de Tayane Yuri Mezo e “Peixe fora d´água” de Raphaela Ikeuchi

O Concurso é aberto a todas as pessoas, de qualquer idade, residentes no Brasil ou no exterior.

Como se trata de uma adaptação do enikki, ao invés de usar os tradicionais papeis “genko yoshi”, os trabalhos deverão ser apresentados em formato A4 (210cmx297cm), em até 10 (dez) páginas, incluindo texto e ilustração já devidamente montados.

Trabalhos enviados na edição anterior do concurso enikki em 2021, respectivamente: “Anotações de descobertas tardias” de Cristina Miyuki Sato e “Reflexões” de Aimee Sayumi Matai

Os trabalhos devem ser enviados por meio digital, acompanhados da ficha de inscrição preenchida para o email: concurso@bunkyo.org.br.

A inscrição é gratuita e o prazo foi prorrogado até 31 de julho de 2022. O vencedor será premiado com um computador laptop e os melhores trabalhos, a critério da Comissão Julgadora, serão publicados no site do Bunkyo.

A seguir, os detalhes do Regulamento do Concurso / Ficha de Inscrição.

Baixe o pdf com regulamento / ficha de inscrição

regulamento-concurso-pror-enikki-22


Confira o calendário de eventos completo