Dia Nacional da Imigração Japonesa: Culto Budista somente no Grande Auditório Bunkyo

Compartilhe

A previsão em 100% de chuvas no dia 18 de junho, das 9h às 11h, levou ao cancelamento da cerimônia budista ao público no Monumento em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros – Ireihi – no Parque Ibirapuera, informa o monge Soyu Sakurai, secretário do Butsuren (Federação das Escolas Budistas).

A celebração em memória dos imigrantes japoneses ao ar livre, para evitar possíveis transtornos provocados pela chuva ao público e aos oficiantes, o evento foi incorporado para o culto realizado no Grande Auditório do Bunkyo, no mesmo dia 18 de junho, a partir das 14h.

De acordo com Toshio Ichikawa, presidente do Kenren, entidade responsável pela organização do culto junto ao Ireihi, os presidentes das associações de províncias (kenjinkai) estão sendo avisados para levar os kakocho (livro com os registros dos falecidos) para o Grande Auditório do Bunkyo.

No caso do Ireihi, no Ibirapuera, o culto será restrito ao subsolo junto ao butsudan (oratório) e será depositada uma coroa de flores junto ao monumento.

“Pedimos desculpas pelos transtornos, mas para o bem de todos decidimos cancelar a programação junto ao Ireihi”, afirma o monge Sakurai, reforçando o convite para que todos compareçam à Cerimônia Budista no Bunkyo, no dia 18 de junho, às 14h, na rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próximo da estação São Joaquim do Metrô).

A celebração budista aos 114 anos da imigração japonesa no Brasil, no dia 18 de junho (sábado), é uma promoção conjunta do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e Butsuren (Federação das Escolas Budistas), com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, JICA, Enkyo, Diário Brasil Nippou e Nippon Já.

Depois de dois anos em formato digital, agora o culto será presencial com transmissão ao vivo pelo Youtube no canal Bunkyo Digital (https://www.youtube.com/BunkyoDigital) – veja abaixo a cerimônia gravada.

Mais informações pelo tel.: (11) 3208-1755.

Confira o calendário de eventos completo