
Realiza-se, no próximo dia 4 de maio, quarta-feira, a partir das 19h30, a Missa de Sétimo Dia em memória de Elídio Yocikazu Sinzato, na Capela São Sebastião, na Rua Bocaiuva, 88, Largo São Sebastião, Florianópolis (SC).
Elídio Sinzato, que foi diretor regional do Bunkyo, faleceu no último dia 28 de abril, aos 72 anos de idade, em Florianópolis (SC), depois de lutar vários anos contra um câncer.

Engenheiro civil e empresário do ramo óptico, Sinzato foi presidente da Associação Nipo Catarinense e fundador e presidente da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina.
Hisae Kaneoya, produtora cultural, fundadora e gestora do site Nipocultura (www.nipocultura.com.br), conta que Sinzato, como presidente da Associação Nipo Catarinense teve como principal objetivo levar a cultura japonesa para os simpatizantes e para os jovens – “buscou sempre promover eventos culturais que pudessem encantar e sensibilizar este público”.
“Colocou Florianópolis, uma cidade com poucos nikkeis, no roteiro de exposições e apresentações grandiosas vindas do Japão”, informa Hisae, lembrando que em sua gestão foi criado o grupo de taiko Shimadaiko e o grupo de softball Floripa Ichiban.
“Tinha grande preocupação com os jovens nikkeis que vinham de outras cidades/Estados para estudar na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC”, destaca a produtora cultural. Tanto que, durante sua gestão na Associação Nipo Catarinense, na época das matrículas na UFSC, montava uma barraca para recepcionar os jovens nikkeis de outras cidades e incentivar os jovens locais a ajudá-los na integração e acomodações.
Tomando como referência suas filhas adolescentes e fãs de anime, enxergava nesta atividade um grande potencial para atrair os jovens. Assim, em 2004, quando o anime ainda não era visto como uma forma de divulgação da cultura japonesa, Sinzato insistia em colocar nos eventos um setor de anime e mangá.
Também contribuiu para promover eventos culturais como a “Semana da Cultura Japonesa” que já se tornou um evento oficial no calendário oficial de Florianópolis. Teve grande atuação nas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008 e, por ocasião do terremoto e tsunami de 2011, coordenou as atividades GAMBARÊ NIPPON.
Como Presidente da Federação das Associações Nikkeys de Santa Catarina – FANSC coordenou as atividades dos 110 anos do Tratado de Comércio e Amizade Brasil Japão, em 2005.

Sinzato, afirma Hisae, foi uma “pessoa que sempre valorizou a participação/colaboração dos nikkeis na comunidade onde está inserida”. Em 2005, por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC – KUSANONE), conseguiu auxiliar a Escola do Pescador em Laguna e o Centro de Evangelização e Educação Popular – CEDEP (um projeto social dirigido pelo Padre Vilson Groh e atende crianças, jovens e adultos das comunidades do Monte Cristo em situação de vulnerabilidade social).
Como presidente do Conselho de Segurança da região central de Florianópolis – CONSEG – Centro, trouxe o curso de polícia comunitária (KOBAN) com Policiais Japoneses.

Entre as principais honrarias estão a Medalha Dr. Geraldo Nicondemos Righi Vieira de Responsabilidade Social concedida pelo IVG – Instituto Pe. Vilson Groh, em 2022. Em 2018 foi homenageado com o Diploma de Honra Ao Mérito do Ministro dos Assuntos Estrangeiros do Japão e, no outono de 2019, foi condecorado pelo Imperador do Japão com a Comenda Ordem do Sol Nascente – Raios de Ouro e Prata.
“Elidio foi um homem honrado como poucos”, publicou o Jornal Imagem da Ilha, ao comentar o seu falecimento: “Sabia e respeitava o valor da palavra e o comprometimento com ações da comunidade onde morava e trabalhava”.