Empresários nikkeis e o impacto da Covid-19

Compartilhe

“Mesmo sendo o maior centro de descendentes de japoneses, no Brasil, existem poucos dados de como vivem, onde estão, grau de escolaridades, nível de renda e negócios”.

A partir dessas constatações e com a finalidade de cobrir essas lacunas, a REN – Rede de Nikkeis do Brasil concebeu a pesquisa “Empreendedorismo Nikkei”, conduzida por um grupo multidisciplinar em caráter voluntário chamado de Henshin Nikkei.

A pesquisa objetiva “traçar um panorama dos empreendimentos nikkeis no Brasil e o impacto da pandemia da Covid-19 em seus negócios”, esclarecem os responsáveis pela divulgação do trabalho.

O público-alvo envolve gestores nikkeis de micro, pequenas e médias empresas, preferencialmente localizados nas capitais e regiões metropolitanas brasileiras.

O questionário é objetivo e com linguagem informal, afirmam os organizadores, e deverá abordar aspectos anterior à pandemia e ao momento atual. Além disso, as perguntas abertas terão valor de diálogo e de percepção dos pesquisadores. Os interessados já podem acessar e responder a pesquisa (não foi definida a data do seu encerramento).

A Henshin – Rede de Pesquisadores é formada por profissionais voluntários de diversas áreas de atuação. São eles: Sandro Terabe (mestre em Saúde Pública, economista e sanitarista), Elise Hirako (mestre em Artes), Julia Tani (psicóloga), Hideo Mikami (engenheiro de redes de comunicação), Lara Santos (fisioterapeuta) e Joyce Neri (mestre em Administração, tradutora e intérprete).

A pesquisa “Empreendedorismo Nikkei – o Impacto Econômico da Pandemia da Covid-19” é realizada da REN Brasil – Rede Nikkei Brasil / Henshin Rede de Pesquisadores, apoio da UNB – Universidade Nacional de Brasília, ZXX-CPD Dan, Embaixada do Japão no Brasil e Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.


INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:

  1. O questionário é composto por 6 blocos, totalizando 38 perguntas. Leva em torno de 5 min para seu preenchimento.
  2. Os dados nominais não serão divulgados e a análise dos resultados serão divulgados amplamente, nas redes sociais dos parceiros e apoiadores.
  3. Link da Pesquisa: https://forms.gle/pVGdWahLur1bLXQe6
  4. Para mais informações: henshin.contato@gmail.com

Confira o calendário de eventos completo