Em Brasília, a comemoração dos 114 anos da imigração japonesa

Compartilhe

Audiência dos presidentes: da esq. para dir., os presidentes Tadao Ebihara (Jornal Brasil Nippou e Nippon Já), Eduardo Suzuki (Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná), Akemi Nishimori (Abrac – Associação Brasileira da Canção Japonesa), deputado federal Luiz Nishimori, presidente da República Jair Bolsonaro, Renato Ishikawa (Bunkyo), Mario Sato (Hospital Santa Cruz) e Toshio Ichikawa (Kenren).

Ao completar 114 anos da imigração japonesa no Brasil no próximo dia 18 de junho, Brasília iniciou as comemorações já no dia 13 de junho com audiência da comitiva de lideranças nikkeis de São Paulo e Paraná com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ciceroneado pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, o encontro com o presidente Bolsonaro foi informal com entrega de presentes e convites para participar dos próximos eventos da comunidade nipo-brasileira.

Plenário Ulysses Guimarães em Brasília, na abertura da sessão solene, momento dos hinos nacionais interpretado pelo Coral Totus Tuus

O segundo ato das comemorações em Brasília ocorreu hoje, dia 14, a partir das 9h, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimaraes, organizado pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão, sob a presidência do deputado Nishimori.

Deputado Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão

A sessão teve duas horas de duração e reuniu manifestações de diversas autoridades e representantes do cenário Brasil-Japão.

Todas exaltaram os resultados positivos do intercâmbio entre os dois países e elogiaram o papel dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento econômico-sócio-cultural do Brasil.

Deputado Vitor Lippi, representante do presidente da Câmara Arthur Lira

Na abertura a saudação de boas-vindas do deputado federal Vitor Lippi (PSDB- SP), 2º vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, em nome do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.

Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil

O embaixador do Japão, Teiji Hayashi, disse sentir “orgulho e respeito” pela atuação e contribuição dos nipo-descendentes ao Brasil e pela “parceria estratégica” entre os dois países.

Embaixadora Márcia Donner Abreu do Itamaraty

A embaixadora Márcia Donner Abreu, secretária do Departamento Ásia-Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil falou do “orgulho de ter aqui a maior comunidade nikkei do mundo” e de “quão bem nossas culturas se identificaram”.

Masayuki Eguchi, representante-chefe do Escritório JICA

Já o representante-chefe do Escritório da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi, relacionou os diversos projetos desenvolvidos em parceria com o Brasil, acrescentando que pretende continuar contribuindo nesta fase de recuperação do pós-pademia.

Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo

O presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, referiu-se à organização da comunidade, lembrando a existência de cerca de 400 entidades nipo-brasileiras no país. Ressaltou ainda o importante trabalho coordenado pelos jovens por meio do Projeto Geração para identificar os valores praticados pelos imigrantes pioneiros e preservados até os dias atuais. São eles: Perseverança, Aprendizado, Gentileza, Responsabilidade, Gratidão, Integridade, Coletividade e Respeito.

Eduardo Suzuki, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná

O presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Eduardo Suzuki, exaltou o sofrimento e a garra dos imigrantes japoneses para alcançar seus sonhados objetivos. Afirmou ainda que a Aliança atua para manter e difundir a cultura japonesa e o aprendizado a língua japonesa.

Seiti Iwano, presidente da Rede Nikkei do Brasil

Depois dele, Seiti Iwano, presidente da Rede Nikkei do Brasil, foi convidado para sua manifestação. Falou do trabalho no cinturão verde de Brasília (do qual sua família faz parte) e destacou que a Rede Nikkei está baseada em três pilares: divulgação da bolsa de estudos ao Japão, divulgação da cultura japonesa (para tanto, mantem uma mangateca em Brasília) e parceria com o governo japonês.

Cantor e apresentador de tevê Yudi Tamashiro

O cantor e apresentador de tevê Yudi Tamashiro, além da imigração japonesa, enfocou vários aspectos de sua vida, antes de se tornar evangélico.

Além dos convidados especiais, a sessão solene contou com a saudação dos deputados federais: Francisco Júnior (PSD-GO), Rubens Bueno (Cidadania – PR), Kim Kataguiri – 1º vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão (União – SP), Tiago Andrino (PSB – TO), Herculano Passo – 3º vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão (Republicano -SP), Gustavo Fruet (PDT-PR), Pedro Vilela (PSDB-Alagoas), Eduardo Cury (PSDB – SP), José Medeiros (PL-MT) e Paes Landim (União – PI).

Ao encerrar a sessão, o deputado Nishimori enfatizou que o Grupo Parlamentar Brasil-Japão ainda tem muitos aspectos para progredir na relação Brasil-Japão e citou como exemplo, a reciprocidade de visto de turista entre os dois países, venda de carnes, educação das crianças, visto aos yonseis, entre outros.


Assista na íntegra a sessão solene de Brasília:

Confira o calendário de eventos completo