Gueinosai, um espetáculo de música e dança folclórica japonesa

Compartilhe

O Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa – Gueinosai, suspenso durante dois anos devido à pandemia, prepara-se para a retomada nos próximos dias 25 e 26 de junho, comemorando os 114 anos da imigração japonesa no Brasil. O espetáculo será realizado no Grande Auditório do Bunkyo, e 28 grupos já intensificaram seus ensaios para o esperado reencontro com o palco e com os velhos amigos.

 

Dança e Música Folclórica Japonesa em diversos estilos e idades

Como ocorre tradicionalmente, as apresentações dos grupos de kayo buyo (dança tradicional com música popular) são as mais numerosas. São 10 grupos: ACAL Buyou-bu, Tottori Shan Shan Kassa Odori, Hanayagui ryu Kinryukai, Associação Nipo-Brasileira de Intercâmbio Musical, Kyo Fujima-ryu Nihon Buyou, Nishikawa-ryu, Tamagusuku ryu Kotarokai Omine Hatsue Ryubu Dojo e Ueda Engeki Buyou-dan.

Dança Teatral: intensa e dramática

Na modalidade de danças teatrais, entre os inúmeros estilos praticados nos Brasil, temos como destaque a Escola de Dança Fujima e Kyo-fujima que se dedicam às danças clássicas japonesa kabuki e encenações memoráveis como a dança do leão japonês (shishi-mai) do Tamagusuku ryu Kotaroukai Omine Hatsue Dojô.

Yosakoi: Dança Alegre e Cheia de Energia!

O estilo yosakoi (dança contemporânea, de gestos vibrantes que reproduz a tradicional atividade pesqueira da região de Hokkaido), nesta 55ª edição, apresenta-se no Grande Auditório com os grupos: Grupo de Dança Shinsei ACAL, Grupo Hanabi Soran e Sumaré Komadori Dansu.

Imperdível: Jya Odori (Espetáculo com o Dragão Japonês) e Demonstração de Artes Marciais

Na performance relacionado às danças, ainda temos o Jya Odori (Dança de Dragão Japonês) da Associação Nagasaki Kenjinkai do Brasil. Destaque também para a demonstração de artes marciais com o Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do e Kobudo Jyureikan Do Brasil (karatê/kata).

Música Clássica e Folclórica Japonesa: sons puros que reverberam na essência do ser

Quanto às apresentações exclusivamente musicais (o Gueino – a arte japonesa de palco, não estabelece uma separação rígida entre música instrumental, canto e dança, mas faz uma combinação harmônica de cada arte), destaque para a impecável a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa que reúne vários instrumentos musicais. Também teremos para a apresentação de Matsuda Shakuhachi Kyoushitsu.

Destaque ainda para os grupos de minyo (música popular tradicional, a chamada música raiz do Japão) com a Associação Kyodo Minyo do Brasil e Ryukyu Minyo Kyokai do Brasil.

Taikô: apresentações de diversos grupos que vão abalar as estruturas no Gueinosai !

Outra modalidade que ultimamente tem se fortalecido é o taiko, com o surgimento de inúmeros grupos dedicados a diferentes estilos. Teremos, neste 55º Gueinosai as apresentações de: Kaito Shami Daiko (que combina shamisen com taiko), Mika Youtien – Mika Taiko, Requios Gueino Doukoukai Eisa Taiko, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Tangue Setsuko Taiko e The Utague.

Ginástica para a Saúde Física e Mental com as Performances de Taissô

O público também deverá acompanhar as performances de taissô (ginástica) com os grupos: ALCES / Rizumu Taisso e Associação Kenko Taisso do Brasil.
Finalmente, na modalidade youbu (literalmente dança do Ocidente), está a apresentação de balé da profa. Clarice Matsunaga.

 

Enfim, estas são as atracões deste 55º Gueinosai, lembrando que constam também do programa as apresentações de vários cantores de karaokê.

Acompanhe as redes sociais para saber das novidades:

Fotos (54ª Edição do Geuinosai) por: Marcel Uyeta @marcelterra

Serviço: 55º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa

Dias/hora:
Sábado (25/06) – início às 10h e encerramento às 15h.
Domingo (26/06) – início às 10h e encerramento às 17h.

Local:
Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim 381, próximo ao metrô São Joaquim).

Entrada franca – Solicita-se doação de alimentos não-perecíveis para serão encaminhados para entidades beneficentes.

***Haverá sorteio de prêmios*** nos finais dos dois dias, com destaque aos dois edredons, fornecidos como de costume pelo vereador Aurélio Nomura.

Realização – Bunkyo/Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa.
Patrocínio de: Fundação Kunito Miyasaka e Grupo NK.
Apoio de Diário Brasil Nippo, Jornal Nipponjá e BKC Produções e Eventos.

Confira a programação das apresentações do Gueinosai 2022

Confira o calendário de eventos completo