Próximo do Metrô, o Museu Histórico da Imigração Japonesa é uma boa opção nestas férias

Compartilhe

Localizado a cerca de 200 metros da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, o Metrô é a melhor opção de acesso ao Museu. Às quartas-feiras, a entrada é franqueada.

Inaugurado em 18 de junho de 1978, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB), reabriu o nono andar, dedicado aos dias atuais. A novidade é que neste setor, há um espaço dedicado à cultura pop japonesa, que vem atraindo a atenção de muitos aficionados e fãs do anime, mangá e cosplay.

O Museu está instalado no sétimo, oitavo e nono andar do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, na rua São Joaquim, 381.

Seu acervo conta com mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes, como documentos diversos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas, utensílios domésticos e de trabalho. Além dos kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil.

A mostra começa no sétimo andar, com a chegada do navio Kasato Maru, em 1908, no Porto de Santos e o modo de vida dos primeiros imigrantes nas lavouras de café.

No oitavo andar, a vida desses imigrantes no período antes e durante a II Guerra Mundial, e por último, o recém-reaberto nono andar, que mostra a evolução da comunidade japonesa até os dias atuais.

As visitas ao Museu Histórico da Imigração Japonesa (www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/), podem ser feitas de terças a domingo, das 13 às 17 horas.

Os ingressos custam R$ 16,00 e a meia entrada R$ 8,00, e devem ser adquiridos no local. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Confira algumas fotos do museu histórico da imigração japonesa no brasil:

Confira o calendário de eventos completo