No Kokushikan, o lançamento do Projeto Cerejeiras para o Futuro 2

Compartilhe

Na manhã de domingo, no último dia 3 de abril, cerca de 30 pessoas estiveram reunidas no Ginásio de Esporte do Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque, para a solenidade de lançamento do projeto Cerejeiras para o Futuro 2.

A cerimônia, conduzida pelo diretor de Cerimonial e Protocolo Carlos Kendi Fukuhara, foi prestigiada por muitos membros da diretoria da entidade: Presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita; Presidente da Diretoria, Renato Ishikawa; vice-presidentes Roberto Nishio, Valter Sassaki, Lídia Yamashita, André Korosue, Silvio Iamamura; diretora social Teruco Kamitsuji; presidentes das comissões Olga Ishida (Arte Koguei), Tomio Katsuragawa (Relacionamento), Nelson Kamitsuji (Bunkyo Rural – Kiyoshi Yamamato); vice-presidentes da Comissão de Administração do Kokushikan, Massami Uyeda Jr e Rafael Pettersen. Também destaque para a Comissão de Jovens Bunkyo que compareceu com vários membros da diretoria e associados.

Na cerimônia de abertura, o secretário Luis Américo Liza Jr., Carlos Fukuhara e Celso Mizumoto

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque foi representada pelo secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer, Luiz Americo Liza Junior.

Esta segunda fase do Projeto Cerejeiras para o Futuro envolve o plantio de 200 novas mudas de cerejeiras programado para o próximo dia 18 de setembro durante o 2º Festival da Primavera.

De acordo com o presidente Mizumoto, esta fase 2 é uma homenagem simbólica ao Brasil, pelo bicentenário da independência que será comemorado no mesmo mês de setembro. “Será um gesto de agradecimento à receptividade do povo brasileiro, que acolheu nossos pioneiros e respeitou nossa cultura, desde 1908. São 200 cerejeiras em homenagem aos 200 anos de independência do Brasil”.

Juntamente com a homenagem ao bicentenário da independência, afirma Mizumoto, o Projeto visa arrecadar recursos para a manutenção do Parque Bunkyo Kokushikan, além remodelá-lo e prepará-lo como centro de referência da cultura japonesa no Brasil. “Este é um momento marcante pois comemoramos também os 25 anos do Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) e 40 anos de existência deste Parque que foi construído pela Universidade Kokushikan do Japão e doado ao Bunkyo em 1997).”

Durante a cerimônia, o secretário Luiz Americo Liza Junior do Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer de São Roque, representando o prefeito Guto Issa agradeceu a oportunidade de participar do lançamento e ressaltou a importância das atividades realizadas no Parque Bunkyo Kokushikan. “A Prefeitura está sempre acompanhando e apoiando todas as iniciativas que são muito boas para o município que é uma estância turística”.

O secretário Luis Américo planta a cerejeira auxiliado pela Graziela Tamanaha, Renato Ishikawa e Jorge Yamashita

O secretário, motivado com a proposta do Projeto, doou uma cerejeira e pediu para fosse identificada em nome de sua filha.

O presidente Renato Ishikawa, agradeceu a participação de todos e ressaltou que a importância da presença de inúmeros diretores. “É uma demonstração de apoio a este Projeto que visa a sustentabilidade econômica neste momento de grande reflexo da crise da pandemia no caixa do Bunkyo”, afirmou.

Encerrada a cerimônia, os convidados acompanharam o plantio simbólico da primeira cerejeira em frente ao Ginásio feito em conjunto com o Presidente Ishikawa, Secretário Luis Américo Liza Jr., Presidente do Conselho Deliberativo Jorge Yamashita e a Presidente da Comissão de Jovens Graziela Tamanaha.  Depois, seguiu-se um delicioso churrasco oferecido pelo Presidente Ishikawa, preparado e servido pela Comissão de Gastronomia sob coordenação de Teruco Kamitsuji.

Visão geral dos bosques novos de cerejeiras no Parque Bunkyo Kokushikan

Os novos bosques de cerejeiras

Na primeira etapa do Cerejeiras para o Futuro, em 2020, foram plantadas aproximadamente 300 novas mudas de cerejeiras distribuídas em quatro bosques localizados em diferentes pontos do Parque (112 anos da Imigração Japonesa, 65 anos de Fundação do Bunkyo, 60 anos do imperador e início da Era Reiwa e Bosque da Prosperidade).

Desta feita, as 200 mudas serão agrupadas em quatro bosques: Caminho do Imperador, Lago Imperial, Lago 2 e Ginásio. (veja abaixo a localização de cada bosque, clique na imagem para ampliar).

 

A exemplo da edição anterior, as cerejeiras a serem plantadas, serão adotadas pelos colaboradores que poderão batizá-las com seu nome ou de seus familiares, ou da empresa. O doador recebe um certificado da sua cerejeira com os dados da placa que indica o local onde se encontra plantada, com o compromisso de manutenção das árvores pelo período de 10 anos.

 

Além disso, cada cerejeira é identificada com um QR Code que permite acompanhar o seu desenvolvimento a distância. Anualmente são colocadas fotos atualizadas mostrando a evolução de cada árvore no site www.bunkyo.org.br.

A montagem dos quatro bosques desta fase 2 do Cerejeiras para o Futuro conta com a coordenação de Massami Uyeda Jr (responsável pelo Bosque do Ginásio com 64 cerejeiras da variedade Himalaia); Silvio Iamamura (pelo Bosque do Lago Imperial com 44 cerejeiras da variedade Okinawa); Carlos Kendi Fukuhara (pelo Bosque Caminho do Imperador com 47 cerejeiras da variedade Okinawa) e Tomio Katsuragawa (pelo Bosque Ginásio com 45 cerejeiras da variedade Yukiwari).

A doação para cada muda é de R$ 1.000,00, cujo valor poderá ser parcelado em até 10 vezes (cartão de crédito).

Formas de pagamento:

– Transferência Bancária
Banco Itaú
Agência 0177
Conta corrente 50660-7
CNPJ: 61.511.127/0001-60

– Transferência via PIX
PIX: atendimento@bunkyo.org.br

– Link para pagamento via cartão de crédito pela CIELO
https://bit.ly/3LmieHG

Interessados em participar do Projeto, podem obter mais informações pelo tel: (11) 3208-1755 ou e-mail: atendimento@bunkyo.org.br

Todos sorridentes: missão cumprida, a cerejeira foi plantada e deve crescer vigorosa!

Confira o documento completo sobre o Projeto: Projeto-Cerejeiras-para-o-Futuro

 

Confira o calendário de eventos completo